Notícias

Meteorologista encerra polêmica sobre causa de tempestade que destruiu o RS

O vendaval pode ter chegado a ventos de 150 km/h e imagens "assustaram" web nesta segunda-feira

A Polícia Federal deu cumprimento a um mandado de prisão contra um despachante aduaneiro e advogado, residente na Tríplice-Fronteira. Ele foi condenado há mais de 7 anos de prisão, por conta de investigações ligadas à Operação Shylock, que investigou despachantes aduaneiros e servidores da Receita Federal do Brasil no ano de 2015.

A operação Shylock tinha o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em importar mercadorias estrangeiras irregularmente. O grupo teria base em Dionísio Cerqueira, mas também atuava em outras regiões de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Segundo informações obtidas, ele foi condenado em definitivo, sem possibilidade de qualquer recurso contra decisão judicial (trânsito em julgado) pelos crimes dO meteorologista Piter Scheuer confirmou ao ND+ nesta terça-feira (16) que a tempestade registrada no Rio Grande do Sul foi causada por um tornado. A polêmica se era ou não um tornado tomou conta da internet nas últimas horas. Imagens “assustadoras” mostraram a velocidade dos ventos.

 

Scheuer informou que, durante a noite desta segunda (15) e madrugada de terça-feira (16), uma frente fria proporcionou (como previsto) a formação de algumas tempestades convectivas (chuva forte, raios, granizo e vendavais) com transtornos no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Paraná.

O vendaval – com ventos que podem ter chegado a 150 km/h, segundo o MetSul – atingiu os vales, Porto Alegre, a Serra Gaúcha e o Litoral Norte. Os temporais foram somados ao granizo, com pedras de tamanhos médio a grande, além de fortes rajadas de vento. De acordo com o site, a maior rajada de vento registrada se deu na base aérea de Canoas, com 120,5 km/h.

Tornado confirmado

O meteorologista confirmou que o que aconteceu foi um tornado. Ele refere-se aos comentários sobre “ventos horizontais”, o que, segundo as críticas, não poderia caracterizar um tornado. No entanto, ele reforça que estes ventos podem estar presentes neste fenômeno.

“Para mim foi tornado sim. Não tem muito o que questionar”, afirmou Scheuer.

O tornado, segundo ele, aconteceu pela formação de uma supercélula (tipo de tempestade caracterizada pela presença de um mesociclone). Ela foi reforçada pelo intenso fluxo de ar quente e úmido vindo da Amazônia e o intenso cisalhamento direcional do vento (diferença na velocidade e/ou na direção do vento em uma distância relativamente curta na atmosfera).

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Terça
Máxima 25º - Mínima 15º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 27º - Mínima 12º
Céu limpo

Quinta
Máxima 27º - Mínima 14º
Céu nublado

Sexta
Máxima 23º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 23º - Mínima 16º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.