De 19 a 21 de outubro, a cidade de Chapecó foi sede da Final Brasileira da Maratona SBC de Programação. O evento, realizado no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, foi organizado pela Unoesc e contou com as 65 melhores equipes do Brasil, 195 competidores, 65 professores de todos os estados, além do comitê nacional com staff de sistema e juízes de prova. Ao final da maratona, 15 equipes brasileiras se classificaram para a Final Latino-Americana que será realizada em Guadalajara, no México.
Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1996, a maratona veio a Chapecó em sua 28ª edição e colocou a Unoesc no hall de instituições organizadoras. A Etapa Brasileira faz parte do International Collegiate Programming Contest (ICPC) e é a maior competição da área da Computação do mundo. A competição no sábado, dia 21 de outubro, foi realizada ao mesmo tempo com mais 16 países da América Latina, cujo placar final pode ser visto no link.
De acordo com o professor Tiago Zonta, pela primeira vez, os competidores disputaram vagas para a Final Latino-Americana (demais eventos classificavam direto para o mundial). Destaque ainda para o primeiro encontro das meninas da maratona, que teve recorde de participação com 24 competidoras.
— A Unoesc participa da competição desde 2006, e atuar na organização desta final neste ano foi motivo de orgulho. Trabalhamos de forma intensa para, depois de 13 anos, trazer o evento para Santa Catarina, mais precisamente para Chapecó. Queríamos dar visibilidade para a área e para os competidores que tanto se empenham dentro e fora da sala de aula. Foi um grande evento e estamos felizes com o resultado — afirmou o professo Tiago Zonta.
A Maratona de Programação teve o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do apoio do Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), vinculado à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da Associação Empresarial de Chapecó (Acic), da Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), do Instituto Criativo e da Prefeitura de Chapecó.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, professor Kurt Schneider, destaca que a Unoesc incentiva ações que fomentam a tecnologia e que competições como essa inspiram os estudantes a buscarem cada vez mais conhecimento, o que reflete na sua formação profissional.
— Agradecemos o empenho de todos os que estiveram envolvidos na organização deste grande evento, em especial à equipe da Unoesc, e parabenizamos os competidores. Chapecó é um grande Polo Tecnológico e o envolvimento de tantas equipes nessa maratona reforça o potencial que tem — afirmou Kurt.
Acesse mais fotos do evento neste link.