No dia 27 de outubro, o 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou uma formatura em comemoração aos 180 anos de existência dessa tradicional Organização Militar do Exército Brasileiro. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades e na oportunidade, foram entregues medalhas aos militares do Regimento e Diplomas de Amigo a algumas personalidades com elevado conceito na comunidade e com ações relevantes em prol do 14º RC Mec.

Abrilhantando o evento, os Veteranos do Regimento realizaram um desfile em continência ao Comandante, relembrando e enaltecendo os valores e o patriotismo adquiridos nos tempos de caserna.

Uma das tradições que marca a data é o plantio de uma árvore, um ipê, que fará parte do bosque do Regimento.

O Regimento tem suas origens no ano de 1842, no estado de Goiás. Atuou da Guerra da Tríplice Aliança, participando das importantes batalhas de CARAPÁ, CURUZÚ e CURUPAITI. Em 1879 transferiu sua sede para o Paraná. Entre 1894 e 1896, por força dos movimentos políticos revolucionários que envolveram várias Províncias, esteve aquartelado no Rio de Janeiro, então capital da República, em Campanha e em São João del Rei, ambas em Minas Gerais.

Ainda no ano de 1986, teve sua sede transferida para São Gabriel-RS. Em 1905 mudou-se para Santana do Livramento, onde permaneceu ate 1917, quando transferiu sua sede para Dom Pedrito-RS.

Em Dom Pedrito-RS, recebeu a denominação histórica de “REGIMENTO LANCEIROS DO PONCHE VERDE”, em homenagem à PAZ DO PONCHE VERDE, episódio final da Revolução Farroupilha (1835/1845), ocorrido na localidade de Ponche Verde, interior do município de Dom Pedrito, onde o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, à frente das tropas do Império, selou com os Farrapos o fim daquele confronto fratricida, estabelecendo a unidade da Pátria Brasileira.

Em 1988 o 14º RC Mec foi transferido para a sua atual sede, São Miguel do Oeste. Após sua chegada, o Regimento esteve presente em acontecimentos significativos. Participou de missão de paz em Angola e no Haiti, de missão de Garantia da Lei e da Ordem e da missão de segurança da Copa do Mundo, na cidade do Rio de Janeiro-RJ. Participou das ações de ajuda humanitária nos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada, que foram atingidos por um tornado. Apoiou a realização das homenagens fúnebres dos integrantes da Chapecoense.

Recentemente, foi empregado em diversas ações de apoio durante a pandemia que assolou o mundo.

Atualmente, o 14º RC Mec conta com as modernas Viaturas Guaranis em sua frota de viaturas operacionais e de militares que permanecem em constante prontidão, fortalecendo e consolidando a presença do estado no Oeste catarinense.

 

Últimos cadastros