Notícias

Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade

Casos foram identificados em duas aves marinhas silvestres, localizadas no litoral do Espírito Santo

Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade
Foto: eBird

O Ministério da Agricultura confirmou, na tarde desta segunda-feira (15), o primeiro caso de influenza aviária (H5N1) no Brasil. A doença foi identificada em duas aves marinhas silvestres encontradas no Espírito Santo, uma no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória, ambas na região litorânea.

Os animais da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando) foram resgatados ainda na quarta-feira passada, após notificação recebida pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica.

De acordo com o Mapa, a notificação da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre da doença. “E os demais países membros da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros”, informa a pasta.

Correio do Povo

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sábado
Máxima 24º - Mínima 17º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 22º - Mínima 17º
Céu encoberto com chuva moderada

Segunda
Máxima 20º - Mínima 9º
Períodos nublados

Terça
Máxima 20º - Mínima 6º
Céu limpo

Quarta
Máxima 25º - Mínima 8º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.