Pesquisadores da Universidade de Belgrado, na Sérvia, desenvolveram uma árvore líquidaque promete converter gás carbônico em oxigênio através do uso de microalgas, que ficam alocadas dentro de um recipiente com 600 litros de água. Segundo os estudiosos, a Liquid Three é capaz de realizar a mesma função que duas árvores de 10 anos de idade.
Com o objetivo de diminuir a poluição em grandes áreas urbanas do mundo, a invenção também oferece um painel solar, que reverte a energia em luz LED.
Além de melhorar a qualidade do ar, os painéis iluminam a cidade e ajudam a deixar ruas e avenidas mais claras durante a noite, fator que pode ser positivo em locais com altos índices de roubos e furtos.
A manutenção é simples e não tem a necessidade de podas, nem a preocupação com o contato com os fios da rede elétrica ou o risco de quedas de árvores grandes.
A primeira árvore líquida foi instalada em frente ao município de Stari Grad, na Sérvia. De acordo com rankings especializados, o país está na 33ª colocação dos países com os piores índices de qualidade do ar.
NSC