Notícias

“COMO DESCOBRIR QUANDO ALGUÉM ESTÁ MENTINDO”. É o destaque de Roger Brunetto em sua coluna desta semana

O graduado em Jornalismo e Direito também comenta sobre uma prática comum nos últimos tempos: O valor do produto é o mesmo, mas a quantidade diminui. Além disso, comenta sobre o elevadíssimo número de pessoas que sofrem com alguma doença relacionada ao sistema nervoso central e escreve uma indireta ao “sabe tudo”. E tem muito mais

“COMO DESCOBRIR QUANDO ALGUÉM ESTÁ MENTINDO”. É o destaque de Roger Brunetto em sua coluna desta semana
Foto: Elegante no agir e no vestir: Élida Feltrin e Kátia Salfer. Atualmente residem em Criciúma, mas já moraram em São Miguel e têm inúmeras amizades por aqui. Duas pessoas pra lá de especiais. Elas acompanham a coluna por meio do Portal São Miguel

 

                                                                                                                                                                             Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

 

COMO DESCOBRIR QUANDO ALGUÉM ESTÁ MENTINDO

A mentira dá muito mais trabalho do que dizer a verdade. A pessoa que falta com a verdade, geralmente, não responde de forma imediata ou ‘se engasga’.

Os quatro “quês”

Quando se está contando uma mentira, ela gera quatro “quês”. A pessoa precisa saber o que aconteceu de fato, o que vai falar, o que as pessoas pensarão quando ela contar o caso e o que ela sentirá.

A tensão começa antes de expor a mentira

 Quando por exemplo alguém diz que procedeu de tal forma, quando foi de outra, e sabe que será questionada já fica tensa pensando no que vai responder.

Ficará ansiosa

A preocupação aumenta já que ela não sabe quais serão as perguntas. Portanto, é muito provável que na hora de que for abordada ficará ansiosa e, dependendo do nível e quantidade de perguntas, cairá na armadilha da contradição.

Mudança na postura

Inevitavelmente a pessoa que está mentindo mudará sua postura. Se quando fala gesticula muito, esta maneira vai diminuir ou até a deixará ‘travada’.

Fazer perguntas ‘satélites’ é a forma infalível de saber ser a pessoa está ou não mentindo

Uma situação fácil de descobrir se a pessoa está mentindo ou não é criar situações inexistentes. Exemplo: A pessoa disse que foi num determinado lugar. Aí você questiona algo do tipo: “Um amigo seu disse que queria falar contigo. Mencionei onde você estava. Ele disse que iria até o local falar com você. Qual era o assunto? Fazer tipo pegadinhas e existem várias maneiras.

Faça perguntas ‘satélites’.   Que a pessoa não estava esperando. Quanto mais, melhor. É a forma ideal e infalível de descobrir se é verdade ou mentira.

A pessoa que mente pode criar uma história, mas não consegue elaborar todos os elementos da história”.

*O comentário foi baseado no que disse Ricardo Ventura em um vídeo. Ele é psicanalista, cientista comportamental, palestrante, escritor e especialista em linguagem silenciosa. 

 

DIMINUIR A QUANTIDADE SIM; DIMINUIR O PREÇO NÃO I

Começou aos poucos, mas agora se tornou praticamente uma regra. A quantidade de praticamente todos os produtos é menor, porém o valor é o mesmo.  Isso é denominado de “reduflação”.

O analista, Rob Corrêa, explica que as pessoas, depois que escolhem uma marca preferida ficam acostumadas com aquele determinado produto. Analisam o preço, que segue o mesmo, mas não percebem ou não se importam com a quantidade. As empresas sabem disso e usam isso a favor delas em detrimento ao consumidor.

DIMINUIR A QUANTIDADE SIM; DIMINUIR O PREÇO NÃO II

As empresas optam por este método, pois mantendo a quantidade original teriam que elevar o preço e haveria queda nas vendas. Consequentemente diminuição dos lucros que, no efeito dominó, geraria num corte de gastos, redução de custos e, inevitavelmente, demissões. Enfim tudo o que acontece quando o faturamento baixa.

A situação poderia ser evitada se a elevada quantidade de impostos reduzisse. Isso se arrasta há décadas. Se isso ocorresse essa questão de manter o preço do produto, mas diminuir a quantidade poderia até existir, mas seria exceção e não regra como se transformou.

 

 

Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.

Acesse o SITE Cine Peperi e confira!

Em cartaz:

Godzilla e Kong: O Novo Império

Sinopse

Em Godzilla e Kong: O Novo Império, é um novo capítulo no chamado MonsterVerse, onde depois de terem se encontrado como inimigos em Godzila vs Kong, o poderoso Kong e o temível Godzilla se unem contra uma colossal ameaça mortal escondida no mundo dos humanos, que além de ameaçar sua própria existência também ameaça nossa espécie. Mergulhando profundamente nos mistérios da Ilha da Caveira e nas origens da Terra Oca, o filme irá explorar a antiga batalha de Titãs que ajudou a forjar esses seres extraordinários e os ligou à humanidade para sempre. Dirigido novamente por Adam Wingard, a trama também trará de volta personagens conhecidos, além de introduzir um novo protagonista, interpretado por Dan Stevens.

Ficha técnica

Classificação: 12 anos

Duração: 115 minutos

Gênero: Ficção científica

Companhia: Warner Bros.

Elenco: Rebecca Hall, Brian Tyree Henry, Dan Stevens

Kung Fu Panda 4

Sinopse

Po, a fera em artes marciais está de volta em mais uma incrível aventura. Dessa vez, o Dragão Guerreiro foi convocado para dar sequência em sua jornada e assim tornar-se o Líder Espiritual do Vale da Paz. Para que isso aconteça, porém, ele precisa encontrar e treinar alguém para ficar em seu lugar.

Ficha técnica 

Classificação: 10 Anos

Duração: 94 minutos

Gênero: Comédia

Companhia: Universal

Elenco: Jack Black, Viola Davis, Awkwafina, Dustin Hoffman, James 

The Chosen - Os Escolhidos - 2D

Sinopse

Na série The Chosen - Os Escolhidos, acompanha-se os principais momentos de uma grande narrativa religiosa. Em uma nova adaptação dos acontecimentos da Bíblia, na Galileia do século I, Jesus de Nazaré (Jonathan Roumie), um homem simples e de uma família humilde de carpinteiros, auxilia as pessoas à sua volta, independente de suas crenças, origens e aparência. Na companhia de 12 homens, escolhidos para serem seus discípulos, ele ampara os necessitados compartilhando palavras e ações de bondade por onde passa.

Ficha técnica

Classificação: 12 Anos

Duração: 90 minutos

Gênero: Drama

Companhia: Califórnia Filmes

Elenco: Shahar Isaac, Jonathan Roumie, Elizabeth Tabish

 

 

 

MAIS UMA (CASAS BAHIA)

Na coluna da semana divulguei o prejuízo avassalador da Magalu. Só que teve outra empresa do mesmo ramo que o resultado foi pior.

A rede de lojas Casas Bahia teve um prejuízo de R$ 2,6 bilhões em 2023. Só nos últimos três meses - outubro, novembro e dezembro -, o chamado quarto trimestre, foi de R$ 1 bilhão. O maior prejuízo da história da varejista.

E MAIS: Nos últimos três anos as ações das Casas Bahia na Bolsa de Valores despencaram 97%.  

 

ASSUSTADOR

A Fundação Gates financiou um estudo global que concluiu que 3,4 bilhões de pessoas no mundo (43% da humanidade) sofrem de alguma enfermidade ligada ao sistema nervoso central. Isso inclui depressão e ansiedade, além de inúmeras outras.

 

POR FALAR NISSO

É incrível como ainda há pessoas que pensam que tudo é depressão. Vou me ater a apenas dois casos.

 Depressão é uma coisa. Ansiedade é outra. Os sintomas são totalmente diferentes. A depressão, em alguns casos, pode levar ao suicídio. Já o maior medo do ansioso é morrer. São duas enfermidades emocionais opostas.

Mas, para muitas pessoas, tudo é depressão. E ainda há os que confundem com problemas de pressão – arterial.  

BAJULADORES DE ARAQUE

É lastimável e, ao mesmo tempo, triste observar certas pessoas que correm para traçar um alvo em torno da flecha lançada aleatoriamente pele “líder” para, logo em seguida, louvá-lo e aclamá-lo.

 

PARA O “BOM ENTENDEDOR”

A utilidade das teias de aranhas é capturar insetos que servem de alimentos para estes aracnídeos. Também são abrigos para se protegerem e para se reproduzirem.

 

BR 163

A restruturação da BR 163, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, está praticamente concluída. Pelo menos a rodovia.

 Resta saber quando iniciarão as obras entre o entroncamento com o prolongamento da BR 282 – acesso a Argentina, por Paraíso, em São Miguel, e o Posto da Polícia Rodoviária Federal, na Linha Caravaggio, em Guaraciaba.

Se continuar neste ritmo e não necessitar de licitações acredito que, no mais tardar, até setembro tudo esteja concluído.

 

E POR FALAR NISSO

O entroncamento das BRs 282 e 158 – acesso ao Rio Grande do Sul, em Maravilha, sempre foi uma vergonha. Nunca teve sequer um poste de iluminação. Já a ponte sobre o Rio Chapecó, para efeitos de comparação, dá até para desligar os faróis.

Mas, extraoficialmente, ainda este ano, iniciará uma obra de completa restruturação. Incluindo até um viaduto.

 

SOBRE O ARTIGO 186 DO CÓDIGO CIVIL

O artigo 186 do Código Civil Brasileiro é um pilar fundamental na responsabilidade civil, estabelecendo a regra para a ocorrência de atos ilícitos.

“Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

Entendo que essa disposição legal é essencial para a manutenção da ordem social e a proteção dos direitos individuais, pois garante que qualquer lesão a esses direitos possa ser reparada.

O referido artigo serve como base para que as vítimas de tais atos possam buscar compensação pelos danos sofridos, seja em âmbito material ou moral.

        

 

 

“AO SABE TUDO” I

Ah, o grande sabichão! Aquele que desfila por aí com um ar de quem leu todos os livros, assistiu a todas as palestras TED e, claro, tem um diploma de cada universidade que existe - impressos na sua impressora caseira.

Ele fala com uma confiança que quase nos convence, se não fosse pelo pequeno detalhe de que suas "verdades" mudam mais que moda em vitrine de shopping.

 

“AO SABE TUDO” II

Ele é um expert em tudo. Desde a política internacional até a melhor forma de plantar batatas na lua.

E não se atreva a questioná-lo, pois ele tem respostas para tudo, mesmo que essas respostas sejam tão vagas quanto a neblina de São FranciscoÉ um mestre na arte de enrolar. Um verdadeiro artista da conversa fiada.

 

“AO SABE TUDO” III

Mas quando o assunto é realmente aprofundado, ele se esquiva melhor que político em época de eleição. “Isso é muito complexo para ser explicado agora”, ele diz, ou “Não quero entrar em detalhes técnicos para não te confundir”. Sim, claro, somos nós que ficamos confusos, não é mesmo?

No fim das contas, ele pode até enganar alguns com seu vasto vocabulário de palavras rebuscadas e citações fora de contexto. Mas aqueles que realmente sabem, sabem que ele não sabe nada.

E assim, o grande sabichão segue, flutuando em sua bolha de auto ilusão, enquanto o mundo real passa lá embaixo, bem longe do alcance de seu nariz empinado.

 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

Se a pessoa lhe disser: Você nunca mais encontrará alguém como eu, responda: essa é a ideia. 

        

HÁ DEZ ANOS

O fundador da Dipães, Volmir Meotti, relatou sua trajetória de vida no lançamento do livro ‘O Que Eu Faria?’ - histórias inspiradoras para jovens e noves empreendedores -. A explanação foi sucinta. Mesmo assim o público notou que o jovem empresário é um exemplo de um verdadeiro vencedor, mas principalmente que nada ‘cai do céu’.

No relato de Meotti, percebeu-se que todos podem alcançar o sucesso. Porém, para isso, é preciso audácia, muito trabalho, confiança, boas parcerias, criatividade, aperfeiçoamento e, obviamente, transformar os obstáculos e equívocos em aprendizado.

 

O SOM

“Viver para os antigos prazos. O amanhã sabe o que o amanhã trará. E aqui estamos de olhos arregalados na sombra do infinito”. Parte da letra de ‘Everything Will Change In Time’ - Switchfoot.

Por Roger Brunetto

 

 

 

 

 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Dólar Americano/Real Brasileiro

R$ 5,12

Dólar Americano/Real Brasileiro Turismo

R$ 5,30

Dólar Canadense/Real Brasileiro

R$ 3,75

Libra Esterlina/Real Brasileiro

R$ 6,39

Peso Argentino/Real Brasileiro

R$ 0,01

Bitcoin/Real Brasileiro

R$ 326.454,00

Litecoin/Real Brasileiro

R$ 433,72

Euro/Real Brasileiro

R$ 5,48

Clima

Sábado
Máxima 28º - Mínima 21º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 25º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados

Terça
Máxima 30º - Mínima 22º
Períodos nublados

Quarta
Máxima 27º - Mínima 19º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.