O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB) - Instituto Santé promoveu, ao longo do mês de outubro, uma série de atividades alusivas à campanha de conscientização sobre o câncer de mama, a doença oncológica mais comum entre o público feminino. A programação especial contorno com ações dedicadas aos pacientes e colaboradores.
O Outubro Rosa do HRTGB-Santé contou com numerosos apoiadores e parceiros. Incluiu campanhas de conscientização, vídeos institucionais, rodas de conversa e momentos de descontração (com maquiagens, perfumes e música), além da “árvore dos desejos”, onde os pacientes escreveram bilhetes com seus desejos futuros e os colaram nos galhos da árvore. Foram momentos em que os pacientes compartilharam experiências e informações sobre o tratamento e a recuperação.
A enfermeira Jéssica Segsttater, gerente de enfermagem do setor de Oncologia, ressalta: “Para os pacientes da oncologia, o foco é aliviar o medo e a ansiedade. Conversar abertamente sobre o câncer, a fim de diminuir o estigma, criando um espaço seguro para eles. Pacientes bem informados seguem mais as orientações médicas, o que gera resultados mais positivos com melhores estágios. Com atendimento humanizado e suporte social, promovemos uma rede de apoio entre pacientes, familiares e profissionais de saúde, essencial para o bem-estar emocional. Eles precisam sentir que não estão sozinhos nessa luta.”
Nestes seis anos de atuação, o serviço de Oncologia realizou mais de 19,7 mil sessões de quimioterapia e concedeu 560 altas a pacientes que superaram essa etapa na luta contra o câncer. O HRTGB-Santé é referência 100% SUS para os municípios do Extremo Oeste catarinense, administrado pelo Instituto Santé e uma unidade do Governo do Estado de Santa Catarina.
Ascom