Notícias

DNA confirma identidade de jovem desaparecida em 2018 em Chapecó

Após seis anos de incerteza, perícia genética da Polícia Científica de SC identifica crânio encontrado em 2019 e leva à retomada do inquérito policial

DNA confirma identidade de jovem desaparecida em 2018 em Chapecó
Foto: Divulgação/PCISC/

Em setembro de 2024, por meio do programa PCI Conecta, uma família procurou a PCISC (Polícia Científica de Santa Catarina) em busca de respostas sobre sua filha desaparecida, ocorrido em 2018, em Chapecó.

Crânio encontrado em 2019

A equipe da PCISC realizou uma entrevista detalhada com os familiares, coletando informações sobre as circunstâncias da jovem desaparecida, prontuários médicos e odontológicos, além de fotografias da época. Também foi colhido material genético dos pais, a ser utilizado exclusivamente para auxiliar na busca.

A partir desses dados, iniciou-se um trabalho de inteligência para cruzar informações com casos atendidos pela Polícia Científica. Durante a análise, foi identificado um possível caso relacionado: um crânio encontrado em uma plantação em 2019, cuja morfologia dentária correspondia às fotografias fornecidas pela família.

DNA confirma identidade de jovem desaparecida

O caso foi encaminhado para exames periciais. A confirmação veio por meio da comparação genética, que comprovou que o crânio pertencia à filha do casal que estava desaparecida. Exames de antropologia forense e odontologia legal também foram realizados, apontando similaridades na arcada dentária do crânio com os prontuários médicos e fotografias fornecidas.

“O resultado desse trabalho representa muito mais do que um desfecho técnico. Ele simboliza a possibilidade de uma família finalmente encerrar um ciclo de angústia e incerteza. Nosso compromisso é garantir que cada caso em toda Superintendência de Chapecó receba a atenção e os recursos necessários para que a ciência contribua na busca por respostas e justiça”, afirmou o Superintendente de Polícia Científica em Chapecó, Perito Felipe Braga.

Para a família, a PCISC conseguiu dar uma resposta há muito esperada. Para a sociedade, o desdobramento forneceu novos elementos investigativos, levando à reabertura do inquérito pela Polícia Civil, que retomará as apurações sobre a autoria do crime.

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 25º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quinta
Máxima 27º - Mínima 19º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 28º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 20º - Mínima 12º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 20º - Mínima 8º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.