Sabe aquela amiga que você encontra no restaurante, depois do almoço, e ela sorri pra você com uma “sujeirinha” nos dentes? Pode ser uma casca de feijão, um pedacinho de alface, um temperinho. Não importa! Você tenta desviar o olhar, mas, quando percebe, está com os olhos vidrados na boca da pessoa rsrs. É nestas horas que vem aquela dúvida cruel: “Meu Deus, falo pra ela ou não falo?” Fique tranquilo. A coluna de hoje veio para deixar você aliviado!
Não só pode, como deve falar. A pessoa ainda está no restaurante, não tem um espelho na frente dela. Por isso, ela não sabe que está com os dentes sujos. Então, fique à vontade para avisar. É claro que tem o jeito certo de dizer isso. Você não vai falar alto, apontar com o dedo ou começar a dar risadas (a não ser que seja alguém muito próximo, que vocês tenham muita coisa em comum e façam esse tipo de brincadeira). O correto é você chamar a pessoa para o lado e dizer: “me dá licença, mas preciso lhe avisar que você tem uma sujeira no seu dente”. Com toda a certeza, a pessoa avisada vai lhe agradecer depois.
Isso serve para várias outras situações. Aquela amiga que fez maquiagem e que borrou, você pode avisar para que ela limpar o rímel que sujou o rosto, por exemplo. Aquela amiga que está com batom nos dentes, devemos avisar também. Principalmente se o batom for mais escuro, como vermelho.
E se seu amigo esqueceu de fechar o zíper da calça jeans, avisa também. Ele irá chamar mais atenção e ficará mais envergonhado se todos ficarem olhando a calça aberta e ninguém tiver coragem de avisar.
Tudo isto está nas Regras de Etiqueta, mostrando que você tem empatia pela pessoa que está contigo, que você está atento às situações e que está sempre disposto a ajudar! E se alguém der uma cochilada durante a reunião online no trabalho? Aí, nós falaremos sobre este assunto na próxima coluna.
Ficou com dúvida sobre algo mais que você deve avisar as pessoas? Envie uma mensagem no direct do Instagram @soucrisalvi
Por OesteMais
Cris Salvi
@cristiane_brindisi - Jornalista, consultora e professora de etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo.
crisesalvi@hotmail.com