Pode parecer piada, mas é ciência: a urina coletada em banheiros químicos de um festival na Suécia está sendo usada para ajudar a produzir cerveja. O processo, que mistura sustentabilidade e inovação, faz parte de um experimento da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas que promete transformar a forma como cultivamos alimentos — inclusive os ingredientes da cervejinha do final de semana. As informações são do portal Tudo Gostoso.
Cerveja feita com xixi? Técnica promete revolucionar a produção da bebida
O curioso projeto teve início após a coleta de cerca de 20 mil litros de urina em um evento na cidade de Uppsala. O material, ao contrário do que muitos imaginam, não é colocado diretamente na bebida: ele passa por um tratamento em usina e é transformado em pó. Esse pó é então pulverizado nas plantações de cevada maltada, ingrediente base da cerveja.
Segundo a empresa responsável, a Sanitation360, essa técnica — chamada de peecycling — não só reduz o impacto ambiental como reaproveita nutrientes essenciais presentes na urina, como nitrogênio e fósforo, que enriquecem o solo. A experiência está sendo repetida em diversas regiões do país.
Apesar de parecer repulsivo à primeira vista, o método é comparável ao uso de esterco na agricultura. E mais: os pesquisadores já planejam desenvolver fertilizantes de alta qualidade a partir da urina humana, com potencial para abastecer a agricultura em escala global.
Sustentável, curioso e um tanto polêmico, o projeto promete acender debates sobre o futuro da produção agrícola e alimentar no mundo.
Com informações do portal Tudo Gostoso.