O estudante Luis Daniel Abati Sachertt, 13 anos, aluno do 8º ano da Escola de Educação Básica João XXIII, em Maravilha, conquistou a medalha de ouro na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), uma das mais importantes competições do país. Ele foi um dos 683 estudantes brasileiros a alcançar o ouro nesta edição.
A trajetória de Luis na OBMEP iniciou em 2023, com 11 anos, quando fez a prova e sua colocação resultou na medalha de prata nacional. No ano seguinte fez novamente a prova onde garantiu o ouro, medalha que foi buscar em cerimônia nacional no Rio de Janeiro, no dia 30 de junho deste ano.
“Essa medalha simboliza mais que um prêmio, é o reflexo da minha busca constante por aprendizado”, afirmou o estudante. Além do reconhecimento, a premiação dá acesso a cursos de treinamento intensivo em matemática e ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), onde também pode acessar bolsas de estudo.
Além da OBMEP, Lucas também foi premiado com medalha de ouro na Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC), promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Com os resultados, ele já mira novos desafios, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Internacional de Matemática.
A diretora da escola, Roselei Ahlert, destacou o papel da instituição na formação de talentos. “Agradecemos o aluno e buscamos incentivar de forma constante nossos estudantes, no compromisso com um ensino público de qualidade. Nossa escola tem um histórico de medalhistas e sempre incentiva a participação em provas como a OBMEP. Ficamos muito felizes com esses resultados. Agradecemos também aos nossos professores pelo trabalho dedicado”, declarou.
Para o professor de matemática Edinei Colella, que acompanha Luis em sala de aula este ano, o desempenho do aluno é motivo de entusiasmo e inspiração. “É gratificante ver esse reconhecimento. Promove maior visibilidade para a disciplina e motiva outros alunos a também buscarem essas conquistas”, afirmou.