Os indicadores de roubo, homicídios e feminicídios em Santa Catarina diminuíram consideravelmente no primeiro semestre de 2025, quando comparados ao mesmo período do ano anterior.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (17), pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública). Segundo a pasta, os dados representam um dos melhores períodos já computados na história do estado.
Conforme o balanço, 68% dos municípios catarinenses não registraram nenhum homicídio entre os meses de janeiro e junho. Esse tipo de crime é um dos principais indicadores considerados na mensuração de violência de uma cidade ou região.
Feminicídios em Santa Catarina caem 30%, mas crime ainda é desafio para o estado
Durante a apresentação dos dados, o secretário de Segurança Pública, coronel Flávio Graff destacou a eficiência do estado na redução dos feminicídios em Santa Catarina. O crime é caracterizado pelo assassinato de mulheres por razões de gênero.
“Com todo o esforço, nós conseguimos reduzir cerca de 30% na média do primeiro semestre, em relação ao ano passado, e 21,2% em relação à média dos últimos quatro anos”, afirmou Graff. No primeiro semestre de 2025, 23 mulheres vítimas de feminicídios em Santa Catarina, dez a menos em relação a 2024
Os casos de violência doméstica, segundo a SSP, reduziram 3,6% no período. Em 2025, foram 48.908 ocorrências, ante 50.753 registradas no primeiro semestre do ano anterior. “Esse é um grande desafio para todos os estados. Nós precisamos ter a consciência, os homens, de que nós precisamos ter o devido respeito a essa mulher”, pontuou Graff.
No início de julho, o governo de Santa Catarina lançou um Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que propõe a criação de 26 novas unidades especializadas de combate à violência contra a mulher nos próximo dez anos, buscando reduzir esse tipo de crime e também feminicídios em Santa Catarina.
Homicídios têm redução histórica
Além da redução de feminicídios em Santa Catarina, a SSP também contabilizou uma queda expressiva no número de homicídios e mortes violentas, que contemplam homicídio, feminicídios, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção legal de agente do estado.
No primeiro semestre de 2025, foram registrados 224 homicídios (assassinatos) no estado, 20,6% a menos que no período anterior, quando foram registrados 282 crimes desse tipo. Em relação à média dos últimos quatro anos, a queda foi de 23,3%.
As mortes violentas também reduziram no estado. Segundo a SSP, entre janeiro e junho de 2025, foram 316 crimes, ante 381 em 2024 — redução de 17,1%. O crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte, reduziu 11,1%, com diferença de uma morte entre 2024 (9) e 2025 (8).
Morte por Intervenção Legal de Agente do Estado sobe em SC
As mortes envolvendo agentes da segurança de Santa Catarina cresceram em 2025. No primeiro semestre, foram 51, enquanto o mesmo período do ano anterior registrou 42 — uma elevação de 21,4%. Segundo a SSP, a variação decorre de uma ação da polícia do paraná em território catarinense.
“A Polícia Civil do Paraná veio prender algumas pessoas em um município [de Santa Catarina] adjacente ao estado e duas delas, então, vieram a óbito”, justificou o secretário Graff.
Outros indicadores em queda no primeiro semestre de 2025
- Roubo à instituição Financeira: nenhum, redução de 100% em relação ao mesmo período do ano anterior;
- Furto à instituição Financeira: 19, redução de 45,7%;
- Roubo: 2.670, redução de 17,2%;
- Furto: 53.683, redução de 3,3%;
- Roubo e furto de veículos: 3.499, redução de 8,1%;
- Estelionato: 50.827, redução de 7,2%;
-Lesão corporal seguida de morte: 10, redução de 33,3%.