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Obras na BR-163 atingem 93%, mas risco de paralisação persiste por falta de verba

Um dos desafios para a conclusão do viaduto é a necessidade de remover um barranco no lado esquerdo da pista, visando a construção de uma faixa adicional, similar às faixas periféricas encontradas em rótulas

Obras na BR-163 atingem 93%, mas risco de paralisação persiste por falta de verba
Foto: divulgação/ Everton Macedo

As obras de revitalização na BR-163, especificamente no viaduto de Guaraciaba, alcançaram 93% de conclusão, conforme informações do Deputado Fabiano da Luz. No entanto, a obra enfrenta um possível revés devido à falta de recursos financeiros. Paralelamente, houve uma redução no ritmo dos trabalhos, resultando no desligamento de dezenas de funcionários da empresa Torc, justificado pelo DNIT de Florianópolis como uma adequação à diminuição das frentes de serviço.

Um dos desafios para a conclusão do viaduto é a necessidade de remover um barranco no lado esquerdo da pista, visando a construção de uma faixa adicional, similar às faixas periféricas encontradas em rótulas. Essa remoção exigirá detonação, o que pode influenciar o prazo final da obra.

O DNIT de Florianópolis revelou, que a obra necessita de um aporte adicional de R$ 25 milhões para ser finalizada. Esse montante não está contemplado no orçamento atual e depende de um repasse do DNIT nacional para o DNIT de Santa Catarina. Caso essa transferência não se concretize, existe a possibilidade de a obra ser paralisada ainda este ano, com uma possível retomada somente em 2026.

A Câmara de Vereadores de São José do Cedro solicitou informações ao deputado federal Pedro Uczai sobre a iminente paralisação e a demissão de funcionários, mas ainda não obteve resposta.

Apesar dos obstáculos, a empresa Torc mantém suas atividades, embora a ausência de recursos financeiros represente uma ameaça à continuidade da obra. A expectativa é que o governo federal direcione os fundos necessários para a conclusão do viaduto de Guaraciaba.

O Deputado Fabiano da Luz , assegurou que, apesar da diminuição no quadro de funcionários, a previsão é que os trabalhos prossigam até o final do ano, com término previsto para 30 de dezembro. Ele explicou que a redução no número de trabalhadores é uma consequência da otimização das frentes de serviço. Para finalizar os 7% restantes da obra, o DNIT estima a necessidade de R$ 25 milhões, montante já solicitado ao DNIT nacional para ser transferido ao DNIT de Santa Catarina.

Informações Peperi

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