Maravilha -
Geral -
01/09/2025 07:47
Em Maravilha, o Dia Lilás reuniu a comunidade, órgãos públicos e diversas entidades com o objetivo de promover informação, orientação e conscientização sobre a violência contra a mulher. O evento ocorreu no Espaço Criança Sorriso (Rua Coberta), na tarde de sábado (30).
Organizado em articulação com o Movimento Lilás, o evento contou com a presença de representantes de órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Poder Judiciário, OAB, Ministério Público, Defensoria Pública, além da Secretaria Municipal de Assistência Social (com atuação do CRAS e CREAS), Secretaria Municipal de Saúde, SINE, CEJA e o Corpo de Bombeiros.
A programação incluiu serviços gratuitos, orientações sobre direitos e procedimentos legais, informações sobre a rede de apoio e segurança das mulheres, ações de saúde, autocuidado, feirão do emprego, além de apoio para quem deseja retomar os estudos.
Na abertura, representantes de cada entidade presente fizeram falas reforçando a importância da informação, prevenção da violência de gênero. A comunidade acompanhou o evento, que também contou com distribuição de materiais informativos, música ao vivo com Katiúcia Regina e brinquedos para as crianças.
A mobilização reforça o compromisso coletivo de combater a violência de gênero e garantir que mulheres tenham acesso a informação, segurança e suporte para romper ciclos de violência.
O que é o Movimento Lilás
O Movimento Lilás é uma mobilização regional coletiva que reúne sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada com foco na prevenção e combate à violência contra a mulher. A iniciativa teve início em Maravilha, mas se expandiu para diversos municípios da região, ganhando força e abrangência.
O grupo atua em várias frentes, incentivando e organizando ações. Durante o mês de agosto, além do Dia Lilás, foram promovidas diversas atividades educativas, )de apoio e conscientização.
Educação: Escolas públicas e privadas de Maravilha, bem como as turmas da UNIVIDA (Unoesc), foram convidadas a desenvolver atividades temáticas com os estudantes.
Audiências de descumprimento de Medidas Protetivas: A partir do mês de agosto, o Fórum da Comarca de Maravilha realizou uma força-tarefa para julgar casos de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) envolvendo violência doméstica e familiar. A realização de audiências sobre estes crimes não encerram em agosto na Comarca de Maravilha, e o trabalho desenvolvido segue no decorrer dos próximos meses.
Palestras em empresas: Com o intuito de expandir o debate para o ambiente corporativo, diversas empresas abriram suas portas para receber palestras educativas. As atividades abordaram o papel da comunidade na prevenção e no combate à violência contra a mulher.
Legislação: A Administração Municipal e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores estão trabalhando em importantes Projetos de Lei que fortalecem políticas públicas de proteção e promoção dos direitos das mulheres. As matérias estão em tramitação no Legislativo municipal.
Vitrines temáticas: Através da articulação com a CDL e Associação Empresarial de Maravilha, comércios aderiram ao Movimento Lilás decorando suas vitrines com temas da campanha. A ação busca estimular o debate e chamar a atenção da população para a causa em diferentes espaços do cotidiano.
Atendimento em situações de violência: Profissionais que atuam em diversas frentes de atendimento às situações de violência doméstica e familiar estão se reunindo para debater e aprimorar fluxos ligados ao acolhimento das vítimas e ações em relação aos agressores. Além disso, servidores realizaram capacitações para um olhar mais sensível acerca dos sinais de violência, no intuito de ampliar estratégias de proteção e prevenção.
Debate com a comunidade: Com o tema “Homens e Mulheres: uma relação de respeito”, a Tenente-Coronel Naíma Huk Amarante, referência na Polícia Militar de Santa Catarina em programas de segurança pública, compartilhou sua trajetória e destacou a importância da coragem para romper ciclos de violência.
Ações relacionadas ao enfrentamento da violência contra a mulher costumam ganhar destaque durante o mês de agosto. Contudo, o Movimento Lilás tem o objetivo de seguir mobilizado, pois este problema social exige ações e respostas constantes junto à sociedade.