Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão na madrugada desta segunda-feira (1º) e deixou 812 mortos e mais de 2.800 feridos, segundo o governo do país.
Equipes de resgate ainda buscam desaparecidos na área do tremor. No entanto, a região é extremamente montanhosa e, por isso, as buscas estão sendo feitas quase exclusivamente com helicópteros.
O terremoto ocorreu entre as províncias Kunar e Nangarhar, uma região de fronteira com o Paquistão e a cerca de 200 quilômetros da capital Cabul.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), cinco tremores secundários, cujas magnitudes variaram entre 4,3 e 5,2, foram registrados nas horas seguintes ao terremoto inicial.
“O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”, afirmou em comunicado o porta-voz do Ministério da Saúde, Sharafat Zaman.
Ainda segundo Zaman, “os números devem mudar”, porque muitas áreas ainda não conseguiram informar novas mortes e ferimentos nas regiões afetadas.
O governo talibã disse que “todos os recursos disponíveis serão utilizados para salvar vidas”.
TV Cultura