A NASA, agência espacial norte-americana, realizará nesta quarta-feira (10) uma teleconferência para apresentar novos detalhes sobre uma das rochas mais intrigantes já coletadas em Marte. A análise da amostra, chamada “Sapphire Canyon”, contém características que podem ajudar a responder se o planeta já abrigou vida no passado.
O material foi coletado em julho de 2024, em afloramentos rochosos localizados em um antigo vale fluvial que, há bilhões de anos, conduzia água até a Cratera de Jezero no planeta. A rocha, batizada de “Cheyava Falls”, tem formato de ponta de flecha e contém características geológicas que é capaz de abrigar vida microscópica.
Desde que pousou na Cratera Jezero, em fevereiro de 2021, o Perseverance já coletou 30 amostras de rochas e solo marciano. O objetivo é que, em uma etapa futura, esses fragmentos sejam trazidos à Terra para estudo detalhado, um marco inédito na exploração espacial.
Além da coleta de rochas, o Perseverance conta com uma estação meteorológica capaz de fornecer dados ambientais fundamentais para futuras missões humanas ao planeta. O robô também transporta amostras de materiais de trajes espaciais, que estão sendo testados em Marte para avaliar sua resistência e desempenho nas condições extremas do planeta.
A transmissão do evento, com áudio e imagens, será feita ao vivo no site oficial da NASA.
SBT NEWS