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Contra fraudes e golpes: saiba como funcionará o ‘botão de contestação’ do Pix

Ferramenta permitirá bloquear e recuperar valores em casos de fraude, golpe ou coerção, sem necessidade de contato com atendente; função começa a funcionar nesta quarta-feira (1)

Contra fraudes e golpes: saiba como funcionará o ‘botão de contestação’ do Pix
Foto: MArcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (1), entra em operação o botão de contestação do Pix, criado pelo Banco Central.

A nova funcionalidade faz parte do MED (Mecanismo Especial de Devolução) e poderá ser acionada diretamente no aplicativo do banco em que o cliente tem conta, em situações de fraude, golpe ou coerção.

De acordo com o Banco Central, o objetivo é simplificar o processo de contestação de transações suspeitas feitas via Pix, agilizando o bloqueio de valores na conta de criminosos e aumentando as chances de recuperação do dinheiro.

O procedimento será totalmente digital, dispensando a intermediação de atendentes, e promete acelerar o retorno dos recursos às vítimas.

Como funcionará o botão de contestação do Pix?

Após o acionamento do botão de contestação do Pix, a instituição financeira do pagador repassa a informação imediatamente ao banco do recebedor, que deve bloquear os valores na conta suspeita, caso ainda existam.

A análise do caso deve ser concluída em até sete dias. Caso os bancos envolvidos reconheçam que houve fraude, a devolução é feita diretamente à conta da vítima em até 11 dias após a contestação. Também é possível que bloqueios parciais sejam realizados.

De acordo com o chefe adjunto do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro) do Banco Central, Breno Lobo, após o bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação.

“Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até 11 dias após a contestação”, explicou.

Ele reforçou, porém, que o botão de contestação do Pix não poderá ser utilizado em casos de arrependimento ou erro no envio da transação, como a digitação equivocada de uma chave.

A ferramenta é válida exclusivamente para ocorrências de fraude, golpe ou coerção, e busca reforçar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.

 
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