A Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) vai aplicar um desconto de 4,21% nas tarifas de água e esgoto. A informação foi divulgada na coluna de Diogo de Souza, do ND+, e foi confirmada oficialmente nesta quarta-feira (22).
A redução passa a valer nas leituras realizadas em dezembro de 2025, com reflexo nas faturas que vencem em janeiro de 2026. Os consumidores serão informados sobre a medida nas contas enviadas a partir de novembro.
A decisão foi autorizada pelas agências reguladoras do serviço, entre elas a Aresc (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), Aris (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), Agir (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) e Cisam-Sul (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental).
De acordo com o presidente da Casan, Edson Moritz, o desconto é resultado do reequilíbrio econômico-financeiro da companhia.
“A estimativa era recuperar em 24 meses, mas, com a reestruturação e ações de gestão, foi possível aplicar esse desconto aos consumidores seis meses antes”, afirmou Moritz.
Inquérito do MPSC apura possível aumento abusivo
Na última semana, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um inquérito civil para apurar uma possível prática abusiva relacionada ao reajuste de 5,56% nas tarifas de água e esgoto da Casan, aprovado em março pelas mesmas agências reguladoras. O procedimento é conduzido pela 29ª Promotoria de Justiça, sob responsabilidade do promotor Fabrício José Cavalcanti.
A Casan informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre o inquérito e reforçou, em nota, que todos os ajustes tarifários são autorizados pelas agências reguladoras, as mesmas que agora concederam a redução prevista para o fim do ano.
Segundo a companhia, o reajuste de março foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), correspondendo ao acumulado entre abril de 2023 e setembro de 2024.
WH3 com ND+