A Caixa Econômica Federal abriu nesta quinta-feira, dia 23, o credenciamento de revendas varejistas de gás liquefeito de petróleo (GLP) para o Programa Gás do Povo — política pública do governo federal lançada no início de setembro e coordenada pelos Ministérios de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A ação vai permitir que mais de 15 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) recebam gratuitamente a recarga do botijão de gás de 13 quilos, beneficiando cerca de 50 milhões de brasileiros. Ao todo, o programa distribuirá cerca de 65 milhões de botijões por ano.
As revendas interessadas devem acessar o portal da Caixa e seguir o passo a passo do Manual Operacional Gás do Povo. A adesão é voluntária e requer concordância com o termo de adesão (leia aqui).
Os pagamentos às revendas serão feitos diretamente pela Caixa, em até dois dias úteis após a entrega do gás validada por aplicativo ou pela máquina “Azulzinha”. O valor recebido corresponderá ao preço de referência do gás em cada estado, definido pelo MME e o Ministério da Fazenda.
Mais de 179 mil famílias beneficiadas em SC
Santa Catarina terá 179.546 famílias beneficiadas pelo programa, que substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás. Em vez do benefício em dinheiro, com o novo programa, cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo governo federal.
Quem tem direito
Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 759) por pessoa, com prioridade para aqueles que recebem o Bolsa Família.
Cada família terá direito a uma quantidade de botijões por ano, conforme a composição familiar:
- • até três botijões para famílias de dois integrantes;
- • até quatro para famílias com três integrantes;
- • até seis botijões anuais para famílias com quatro ou mais membros.
Oeste MAis