Em apenas 10 meses, 1 milhão de passageiros internacionais. Esse é um marco histórico registrado no Aeroporto Internacional de Florianópolis no último dia 16 de outubro, o qual, até então, apenas os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, haviam alcançado em um único ano. O recorde foi impulsionado pelos chilenos, que vêm principalmente da capital Santiago, ultrapassando o mercado tradicional de argentinos.
De acordo com o Governo do Estado, foram 443 mil passageiros que vieram de Santiago do Chile, enquanto 338 mil turistas vieram de Buenos Aires, na Argentina. Outros destinos de origem são Lisboa, capital de Portugal, com 59 mil passageiros, e o Panamá, com registro de 50 mil turistas em 2025. Outros 310 mil passageiros vieram de outros lugares do mundo.
Para o poder executivo estadual, as opções de voos diretos vindos de países que até então só conseguiam acessar Florianópolis por meio de escalas, como os voos direto para Lisboa e para o Panamá, também têm influência no recorde. Isso porque as rotas também proporcionam também conexões rápidas para a Europa, América do Norte e Caribe.
Ricardo Gesse, CEO da concessionária que administra o aeroporto de Florianópolis, Zurich Airport Brasil, afirma que o “marco é resultado de uma estratégia consistente de expansão de rotas, parceria entre o público e o privado, investimentos em infraestrutura e confiança das companhias aéreas” e complementa:
— Florianópolis se consolida como um destino global, e nosso compromisso é continuar elevando a experiência de viagem e contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina.
A secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, aponta que o recorde mostra um “novo nível de maturidade” do turismo catarinense.
— Esse resultado não é apenas um número: ele é o fruto da união estratégica entre o governo do Estado e a administração privada do aeroporto, que garantiu mais rotas e maior competitividade. Nosso compromisso é consolidar Santa Catarina como o novo hub internacional do Sul do Brasil, garantindo que o investimento em conectividade continue a ser o motor do desenvolvimento catarinense — afirma.
Números até o fim do ano
Projeções apontam que, até o fim do ano, o Floripa Airport deve alcançar 1,2 milhão de passageiros. O número representa um crescimento de 580% em comparação a 2022, ano em que o turismo de Santa Catarina ainda se recuperava do pós-pandemia.
Somente entre dezembro e março da próxima temporada de verão, o aeroporto espera receber 819 mil passageiros internacionais, o que representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período da temporada anterior, com 2,1 milhões de passageiros no total.