A cidade de Concórdia, no Oeste catarinense, receberá em 2026, a primeira unidade de uma escola estadual cívico-militar. O anúncio foi feito na última semana pelo vice-prefeito de Concórdia, Fábio Ferri, através das redes sociais, e confirmado ao Oeste Mais pela supervisora regional de educação do município, Vera Lúcia Gonçalves Carvalho.
A nova estrutura funcionará na Escola de Educação Básica Walter Fontana, que já abriu as matrículas para atendimento desde o 1º ano do ensino fundamental até os anos finais do ensino médio. O sistema é o mesmo das escolas estaduais catarinenses.
Santa Catarina já possui unidades das escolas em diferentes cidades e regiões, número que foi ampliado em 2024. Veja os locais das instituições.
A instalação da nova unidade no Oeste é uma parceria entre o governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), em conjunto com a Polícia Militar, a coordenadoria regional e a escola Walter Fontana.
Conforme Vera Lúcia, a iniciativa atende a um pedido da comunidade local, que há tempos manifesta o interesse em contar com uma unidade de ensino nesse formato.
“Desde o ano de 2024, estamos em discussão e conduzindo estudos e tratativas para a efetivação do projeto, que deve contemplar vários aspectos, desde vulnerabilidade, aceitabilidade, organização do espaço”, explicou.
O modelo de escola Cívico-Militar tem como objetivo fortalecer o processo educativo através de valores éticos, cívicos e de cidadania, aliados ao desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, busca aprimorar a gestão escolar e contribuir para um ambiente de respeito, disciplina e cooperação.
Ainda conforme a supervisora, a implantação da nova unidade vai de encontro com as as crescentes manifestações de violência escolar e da necessidade de respostas educativas consistentes e efetivas.
“A implantação da escola Cívico-Militar representa uma ação estratégica que visa a melhoria da qualidade da educação pública catarinense e à valorização dos princípios que formam cidadãos conscientes, solidários e responsáveis”, finalizou.
De acordo com o vice-prefeito Fábio, que vê “com bons olhos” a nova escola, quando vereador, ele já havia encaminhado um pedido ao governo de Santa Catarina para implantar o modelo em Concórdia.
“Estamos muito felizes com essa vinda, porque essa escola cívico-militar é um misto, né? A direção vai continuar sendo a mesma, as matérias curriculares são as mesmas, mas os policiais vão fazer lá dentro e vão fazer essa questão cívica de organização, um pouco mais de disciplina... Então, eu vejo que isso, a juventude precisa muito. Não é uma imposição que as pessoas vão ter lá dentro, como alguns falam. “Ah, porque tem a polícia lá dentro”. Mas desde a segurança, tendo policiais trabalhando lá todos os dias, a escola já vai estar mais segura, então só tem ganhos” destacou.
Oeste Mais