Notícias

O BRASIL QUE POUCOS CONHECEM. Esse é o tema principal de Roger Brunetto em sua coluna dessa semana

Além de vários outros assuntos, o graduado em Jornalismo e Direito também aborda a nossa segurança, pensamentos positivos e negativos e verdades sobre relacionamentos. E tem muito mais.

O BRASIL QUE POUCOS CONHECEM. Esse é o tema principal de Roger Brunetto em sua coluna dessa semana
Foto: Graduado em Jornalismo e Direito, Roger Brunetto

Essa coluna é uma produção independente e não representa a opinião do veículo de comunicação

O BRASIL QUE POUCOS CONHECEM I

Mais de 25% da população brasileira é dominada pelo crime organizado. Vivem sob a influência ou regras impostas por facções criminosas. 

Um estudo publicado pela Cambridge University Press, neste ano, baseado em dados do Latino Barómetro de 2020, aponta que aproximadamente 50 a 61 milhões de brasileiros estão submetidos à chamada “governança criminal”.

 

O BRASIL QUE POUCOS CONHECEM II

Isso coloca o Brasil como o país com o maior índice de população sob controle de facções na América Latina. 

O que aconteceu na semana passada na cidade do Rio de Janeiro deveria ocorrer em todo o País. Muitos condenaram a decisão do governador do Estado, Cláudio Castro. Ele merece elogios. Principalmente pela coragem. Fez o que seus antecessores não fizeram.

Revoltante é que ele pediu ajuda do governo federal que negou. Sem contar aqueles parlamentares que defendem os bandidos em calorosos discursos.

 

O BRASIL QUE POUCOS CONHECEM III

A Polícia não foi lá com a pretensão de matar. Foi para cumprir mandados judiciais. Os bandidos começaram a disparar. Inclusive ficou mais uma vez comprovado o alto poder bélico do crime organizado. Os policiais agiram em legitima defesa.

Comparo o caso à política de segurança de Nayib Bukele em El Salvador, defendendo o endurecimento contra o crime organizado.

Importante mencionar que entre as vítimas fatais não havia nenhuma criança nem mulher.

 

NOSSA SEGURANÇA I

A Polícia não pode temer criminosos. Eles é que têm que ficar amedrontados. O problema é que as facções estão bem equipadas, com armamentos potentes e modernos.

O Exército brasileiro está mais do que sucateado. Se juntarem todas as facções criminosas num eventual embate a probabilidade deles vencerem é considerável.   

Há tempos que não se investe nas forças armadas. Nossas viaturas são ferros-velhos. As armas foram consumidas pela ferrugem. 

 

NOSSA SEGURANÇA II

A segurança pública é de vital importância para a população que paga um absurdo de impostos. E também tem aquele ditado: “Se queres paz, prepara-te para a guerra”.   

É triste e doloroso constatar que a situação chegou nesse nível. Aqui o mocinho tem medo do vilão porque ele está bem mais equipado e preparado. Viva o Brasil!

 

CULPA DO ESTADO

Quem mora nas favelas respeita os criminosos por que eles fazem o que seria obrigação do Estado.

Exemplo: a pessoa precisa de um medicamento. O Estado não tem ou demorará muito tempo para chegar.

Os chefes das quadrilhas das favelas compram o remédio e entregam sem custo ao necessitado. E quantas vezes for necessário. E fazem muito mais. Esse é apenas um exemplo. É claro que apoiarão os bandidos. Não as condeno. 

 

FIQUEM QUIETOS

Esse pessoal dos Direitos Humanos, quando surge a oportunidade de se manifestarem, aproveitam o máximo. Papagaios. Querem aparecer. Seus argumentos são pífios. Tentam justificar o injustificável.

Não analisam as circunstâncias. Desconsideram a real situação.  O que morre sempre é inocente. Se matarem o diabo em legítima defesa condenarão o que matou. 

    

ABSURDO

Na cidade do Rio de Janeiro existem 803 favelas. Já no Estado carioca são aproximadamente 1900 comunidades. Grande parte de ambas são comandadas por facções criminosas.

No entanto, as facções existem, em menor ou maior proporção, em praticamente todos os Estados. Inclusive em Santa Catarina.

 

A CULPA SEMPRE É DOS OUTROS

Muitos pais exigem ações das autoridades no combate ao tráfico de entorpecentes. Ao mesmo tempo passam a mão na cabeça do filho dependente de alguma droga ilícita.

Afirmam que ele é vítima. Até pode ser em raros casos. Mas, quem sabe, se as orientações recebidas em casa fossem, realmente, adequadas o jovem sequer teria experimentado. 

É fácil culpar os outros. E até compreensível, considerando o amor dos pais pelos filhos. Infelizmente, porém, ‘tapar o sol com a peneira’, só agrava a situação. 

 

QUESTÃO DE LÓGICA

Se em um País é mais fácil se divorciar que para demitir um trabalhador, não demorará muito e será mais fácil encontrar uma nova mulher do que um novo emprego. 

 

‘ENSINE A PESCAR’

Esmola generosa é o instrumento mais eficiente para manter um grupo que está temporariamente na pobreza permanentemente na pobreza.

 

VERDADES SOBRE RELACIONAMENTOS

-Relacionamentos que têm tudo para dar certo geralmente dão errado.

-Quando uma mulher ‘pede um tempo’, na verdade está sendo elegante para não dizer que não quer mais nada. E vice-versa.

-Homem que, reiteradamente, fala mal da ex é por que ainda gosta dela. O mesmo vale para elas.

-Homens são mais fofoqueiros, gabolas e exagerados em relação a comentários do que fizeram com uma mulher enquanto ficaram juntos. Mesmo que uma única vez.

-Ninfomaníacas não transam com todos, mas, sim, com quem querem e/ou sentem enorme atração. Isso explica a razão de ir para a cama com um pé de chinelo e desprezar um homem bem apresentável.

-A fantasia sexual do homem e, principalmente, da mulher pode revelar muita coisa.

 

SUGESTÃO

Se vocês querem MESMO entender como funciona o JOGO DO PODER precisam parar de acompanhar a mídia e de discutir com quem não leu as obras de Baltasar Gracián e o livro ‘As 48 Leis do Poder’, de Robert Greene. É o mínimo que precisa para COMEÇAR a entender o esquema.

 

EGOS

Nada mais prazeroso para um orgulhoso do que presenciar outro arrogante tendo de agir, no mínimo, com humildade. Em São Miguel tem muito disso.  

 

NÃO CONFUNDA

-Sequestro e cárcere privado: Não tem objetivo financeiro. Exemplo: mãe que acorrenta o filho dependente químico para que ele não saía e consuma entorpecentes.  

-Sequestro relâmpago: Crime de extorsão. Própria vítima paga para ser libertada. Exemplo: o ladrão aborda a vítima na rua. Ambos vão até o caixa eletrônico de uma agência bancária. Vítima retira determinada quantia e entrega ao sequestrador.

-Extorsão mediante sequestro: Qualquer vantagem financeira, com preço pela libertação, pelo resgate. 

 

PENSAMENTOS POSITIVO E NEGATIVO

Será que o pensamento positivo é bom e o pensamento negativo é mau?  Entendo que depende das circunstâncias.

O pensamento negativo será bom quando, em vez de pensarmos na desgraça, pensamos no êxito.

O pensamento positivo será ruim quando ultrapassamos a possibilidade de êxito e nos frustramos. 

Como lidar com os dois pensamentos para melhorar nosso estado de ânimo e o nosso relacionamento com as pessoas? Eis o dilema!

 

SE LIGA

“La nuit porte conseil” (a noite é boa conselheira) e a vida segue por intrínsecos caminhos que se alargam ou se estreitam nos fazendo andar mais depressa ou mais lentamente. Temos que ser heróis de nossas vidas. Não vítimas. 

 

GRATIDÃO SÓ FAZ BEM

O sentimento de gratidão ativa uma área do nosso cérebro. Ela é conhecida como sistema de recompensa. Proporciona a sensação de prazer, bem-estar e autoestima. 

Somos capazes de fabricar gratidão através de uma simples atividade mental: listar as conquistas e realizações. 

Através dessa lista identificamos as coisas boas. Isso libera dopamina. A gratidão é uma escolha. Exercitá-la pode trazer mudanças surpreendentes em sua vida. 

 

TEMPOS DEPOIS...

Aos nos flertarmos, naquela festa, constatei que continua linda e atraente. E, sobretudo, concluí que o crítico de arte e escritor britânico, autor de obras literárias como, por exemplo, ‘As Pedras de Veneza’, John Ruskin, tem razão: “De todas as coisas que possas usar, a tua expressão é, seguramente, a mais importante”.  

 

FRACO 

Se você for atingido com um tiro na perna e ACREDITA que, por isso, a guerra está perdida você perdeu a guerra. 

 

E COMO DISSE O ILUSTRE (o cafajeste)

É muita barata voadora se achando borboleta.

 

HÁ DEZ ANOS

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) repercutiu a nível estadual a vitória da Rádio Peperi na ação movida pelo padre Domingos Costa Curta.

A Acaert destacou que “para a Justiça, a emissora não pode ser responsabilizada por declarações feitas por entrevistado”. A emissora de São Miguel ganhou em última instância.

O caso aconteceu quando o, então, vereador e presidente da Câmara, Raul Gransotto, concedeu entrevista à emissora na qual comentou a atuação do pároco. O vigário, na época, sentiu-se ofendido e entrou na Justiça contra o vereador e contra a rádio pedindo uma indenização em dinheiro. Segundo ele, sua honra teria sido abalada.

Domingos Costa Curta ganhou a ação na Comarca local, mas perdeu em todas as outras instâncias superiores. Como não cabe mais recurso, o processo retornará para a Comarca de São Miguel e será arquivado.

Segundo o jornalista, Adilson Baldissera, diretor da Rede Peperi, venceu a liberdade de imprensa. “A Rádio Peperi apenas divulgou o assunto. Não foi responsável pelo conteúdo dos fatos”, ressaltou.

Para o advogado Fernando Silva, da Campos Escritórios Associados, “a rádio atuou em estrito respeito à liberdade de imprensa e cumpriu com a sua obrigação em levar a informação ao público”.

 

HÁ 20 ANOS

A cada dia aumenta o número de comentários de que os concursos públicos no Extremo Oeste, em sua maioria, seriam fraudulentos. E as evidências são tantas que qualquer um chega à conclusão de que os falatórios têm fundamento. 

 

O SOM                                                                    

“Ele tem a glória da manhã e a vida é outra história. Ele está lendo Balzac ao invés de tomar Prozac. É uma mão que ajuda para o coração desmaiar. Um novo começo. Tente. A vida é simples”.  Parte da letra de ‘Contry House’ - Blur.

 

Cine Peperi e confira!

Traga a família, convide os amigos e compartilhe momentos inesquecíveis nas telonas do Cine Peperi.

Acesse o SITE Cine Peperi e confira! 


Em cartaz (São Miguel do Oeste)


Predador: Terras Selvagens

SINOPSE
O filme Predador: Terras Selvagens, trará novamente uma jovem criatura que foi rejeitada por seu clã. Com sua raça sendo caçada, dessa vez ele não será um simples vilão, pois será obrigado a cooperar com Thia (Elle Fanning) para se proteger e salvar a sua vida. Com esse objetivo em mente, eles terão que aperfeiçoar suas habilidades e realizar uma importante missão, que poderá ser capaz de restabelecer o respeito de um povo.

FICHA TÉCNICA

Duração: 112 minutos

Gênero: Ação

Companhia: 20th Century Studios

Elenco: Elle Fanning, Dimitrius Schuster-Koloamatangi

 

 

 


 

O Telefone Preto 2

FICHA TÉCNICA

Classificação: 18 anos

Duração: 114 minutos

Gênero: Terror

Companhia: Universal

Elenco: Mason Thames, Madeleine McGraw, Ethan Hawke

 

 

 


 

A Casa Mágica da Gabby - O Filme

SINOPSE
Em A Casa Mágica da Gabby: O Filme, Gabby e sua avó Gigi estão numa viagem de carro para a cidade de Cat Francisco quando a preciosa casa de bonecas de Gabby vai parar nas mãos de Vera, uma excêntrica colecionadora de gatos. Gabby embarca numa aventura pelo mundo real para reunir os gatos da Casa Mágica e resgatar a sua casa antes que seja tarde demais

FICHA TÉCNICA

Classificação: Livre

Duração: 98 minutos

Gênero: Animação

Companhia: Universal

Elenco: Laila Lockhart Kraner, Kristen Wiig, Gloria Estefan, Thomas Lennon, Jason Mantzoukas, Ego Nwodim, Kyle Mooney, Melissa Villaseñor, Fortune Feimster

 

 


>> Confira mais colunas de Roger Brunetto <<


 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 25º - Mínima 12º
Céu limpo

Sexta
Máxima 25º - Mínima 15º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 19º - Mínima 12º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 24º - Mínima 10º
Céu limpo

Segunda
Máxima 27º - Mínima 11º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.