A Polícia Civil de Santa Catarina esclareceu um golpe que causou um prejuízo de mais de R$ 30 mil a uma empresa de locação de materiais de construção em Xanxerê, no Oeste catarinense. A investigação foi conduzida pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC), com apoio da Delegacia de Polícia da Comarca (DPCO).
De acordo com a polícia, o crime aconteceu em agosto deste ano, quando os suspeitos entraram em contato com a empresa por meio de aplicativos de mensagens. Usando identidades falsas, eles alugaram diversos equipamentos de construção com a intenção de não devolver os materiais.
Para retirar os equipamentos, os criminosos contrataram freteiros que não sabiam do golpe. Esses trabalhadores retiravam os itens na empresa e os entregavam em locais próximos a obras, mas sem qualquer ligação com os suspeitos.
Durante as investigações, a Polícia Civil identificou dois homens, de 41 e 59 anos, como autores do crime. Ambos possuem extensa ficha criminal. Um deles tem 139 boletins de ocorrência, 28 inquéritos policiais e 11 prisões em flagrante.
O outro já foi preso por tráfico de drogas e responde a 26 boletins de ocorrência. Os dois já haviam sido investigados juntos em um caso de roubo.
Os suspeitos vão responder por estelionato qualificado pela fraude eletrônica, crime previsto no artigo 171, § 2º-A, do Código Penal, com pena de 4 a 8 anos de prisão e multa.
No momento, ambos já estavam presos em Chapecó por outros crimes. Na quarta-feira (13), eles foram notificados de novas prisões preventivas e permanecem detidos à disposição da Justiça.
SCC