Um vídeo divulgado nas redes sociais nesta semana repercutiu entre entidades do transporte rodoviário: o desembargador aposentado Sebastião Coelho e o representante da União Brasileira dos Caminhoneiros (UBC), Chicão Caminhoneiro, anunciaram que irão protocolizar uma ação para dar base jurídica à paralisação geral da categoria, marcada para começar nesta quinta-feira (4) em todo o país.
No vídeo, Chicão afirma que a medida busca garantir que o movimento ocorra dentro da legalidade.
“Estaremos protocolando o movimento para trazermos a legalidade jurídica dessa ação que vamos iniciar a partir do dia 4 de dezembro. Doutor Sebastião Coelho estará conosco, nos acompanhará. Teremos todo o suporte jurídico necessário para o ato e dentro da legalidade que a lei estabelece”, declarou.
Sebastião Coelho, que ganhou notoriedade por participar de manifestações de caminhoneiros nos últimos anos, agradeceu a confiança dos organizadores.
“Estarei lá com vocês para dar assistência jurídica e o que for necessário, não só agora, mas em todo o desenrolar do processo. Creio que será um processo vitorioso para toda a categoria, diante da pauta que vocês irão apresentar”, disse o desembargador aposentado.
Representantes do movimento ressaltam que a paralisação não tem caráter político-partidário. Segundo eles, o ato é motivado exclusivamente por reivindicações da categoria, consideradas urgentes para garantir melhores condições de trabalho.
Entre as principais demandas estão a estabilidade contratual para caminhoneiros, o cumprimento efetivo das leis que regulam o setor, a reestruturação do Marco Regulatório do Transporte de Cargas e a criação de uma aposentadoria especial de 25 anos, comprovada mediante recolhimentos ou documentação fiscal.
A expectativa é de que novos comunicados sejam divulgados pela categoria ao longo da semana, esclarecendo pontos da mobilização e áreas que poderão ser afetadas durante a paralisação.
Metrópoles