Notícias

Alerta vermelho: Inmet prevê tempestades severas em 3 estados nesta segunda

Há risco de alagamentos, queda de granizo e corte de energia durante os temporais, que podem superar 100 mm de chuva

Alerta vermelho: Inmet prevê tempestades severas em 3 estados nesta segunda
Foto: Reprodução/Inmet/

Com a formação de um novo ciclone, a semana será marcada por tempo instável no Brasil. Três estados entraram em alerta vermelho de tempestade nesta segunda-feira (8), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O alerta vermelho de tempestade indica grande risco de alagamentos, queda de árvores, danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações e transtornos no trânsito.

A chuva pode superar 100 mm por dia, com ventos acima de 100 km/h e risco de queda de granizo. O alerta vermelho de tempestade é válido até o fim da terça-feira (9) e abrange os seguintes estados:

- Paraná

- Santa Catarina

- Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul para descargas elétricas, chuvas volumosas e possível queda de granizo ao longo desta segunda-feira. Em Santa Catarina, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos e destelhamentos.

O Inmet recomenda procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livro em caso de tempo severo. A população também deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, além de colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos em caso de enxurrada.

Novo ciclone deixa região Sul sob alerta vermelho de tempestade

O Sul será o principal atingido pela passagem de um intenso ciclone extratropical que se forma nesta segunda-feira. A frente fria associada ao sistema deve provocar chuva forte, trovoada e rajadas de vento que podem chegar a 120 km/h.

O centro do fenômeno se desloca para o Rio Grande do Sul na terça-feira, em direção ao litoral, até alcançar o mar na manhã de quarta (10). O ciclone se afasta da costa brasileira na quinta-feira (11), movimentando-se devagar para alto-mar.

Apesar de passar somente sobre a região Sul, o fenômeno deve impulsionar tempestades no Sudeste e Centro-Oeste. As principais áreas atingidas serão São Paulo, centro-sul do Rio de Janeiro (incluindo o Grande Rio e a região serrana fluminense) e centro-sul e sudoeste de Minas Gerais (Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, Grande Belo Horizonte e Triângulo Mineiro).

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 24º - Mínima 20º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 24º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 22º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 27º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 19º - Mínima 16º
Céu nublado com chuva moderada

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.