Na madrugada de sexta-feira (13), por volta das 2h30, a Polícia Militar do 36º Batalhão registrou uma ocorrência de descaminho durante ações de fiscalização da Operação Protetores de Divisas e Fronteira, na rodovia BR-163, nas proximidades do autoposto Barracão, acesso a Dionísio Cerqueira.
Durante abordagens com foco no combate a crimes transfronteiriços, os policiais visualizaram uma caminhonete com a suspensão visivelmente rebaixada, indicando possível excesso de carga. O veículo foi abordado e, na busca veicular, foram encontradas 217 garrafas de bebidas alcoólicas de origem argentina, entre vinhos e espumantes, sem o devido desembaraço aduaneiro.
Além do condutor, havia outros ocupantes no veículo, incluindo uma adolescente de 13 anos. O motorista relatou que esteve na casa de familiares em Santo Antônio do Sudoeste, onde teria adquirido a mercadoria para posterior comercialização, o que caracterizou a prática de comércio ilegal.
A guarnição constatou ainda que o condutor realizava o mesmo trajeto com frequência e em horários semelhantes, reforçando a suspeita de descaminho. Diante dos fatos e por orientação da Receita Federal, o veículo e a mercadoria foram conduzidos em comboio até o órgão federal, onde foram lacrados e entregues para os procedimentos legais cabíveis.
Anderson Sommer / Portal Tri