Uma perseguição policial na manhã desta segunda-feira (5) terminou com a apreensão de 529 quilos de maconha durante fiscalização na BR-280, em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina.
A ação, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio de policiais militares, também resultou na prisão do condutor, de 23 anos, e na recuperação de um veículo que apresentava diversas irregularidades nos sinais de identificação.
Os policiais perceberam que um Nissan Kicks, ao se aproximar da fiscalização, reduziu bruscamente a velocidade e entrou em um desvio por estrada de terra.
Em seguida, a equipe iniciou o acompanhamento tático e conseguiu interceptar o condutor após cerca de um quilômetro de perseguição pela via rural.
Dentro do automóvel, os policiais encontraram centenas de tabletes de maconha, que totalizaram 529 quilos. Antes da abordagem, o motorista ainda tentou se desfazer de provas arremessando um aparelho celular pela janela, mas o objeto foi localizado pelos agentes.
Além do tráfico, a polícia constatou que o veículo, com placas de licenciamento de Curitiba (PR), possuía os números do chassi, motor e vidros raspados ou remarcados. Até os códigos de segurança das placas não permitiam a leitura oficial, o que impediu a identificação imediata da procedência do automóvel.
Diante dos fatos, o homem, o entorpecente e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas. Ele deve responder por tráfico de drogas, que prevê penas de 5 a 15 anos de reclusão.
Além disso, responderá pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, previsto no Código Penal, com pena que pode chegar a 6 anos de reclusão. O automóvel passará por perícia técnica para identificar o proprietário.
SCC