Enquanto a decoração natalina ainda encanta quem passa pelas ruas de São Miguel do Oeste, a equipe da Secretaria de Cultura já está de olho nos bastidores do próximo Natal. A desmontagem das estruturas começa no próximo dia 19 de janeiro, conforme disse o secretário de Cultura, Anderson Pellegrini, em entrevista à Rádio Peperi.
"Todo o material ainda está disponível para a população curtir e tirar fotos até o dia 18. No dia 19 começamos a retirada, que vai ser feita por empresas especializadas", comentou o secretário.
A desmontagem será feita de forma planejada, priorizando horários de menor movimento para não causar transtornos no trânsito. “A única exceção é o Calçadão. Neste caso, a retirada deve ser feita no sábado ou domingo, com interdição temporária de vias", explicou.
Estruturas serão reformadas e reaproveitadas
As estruturas, como árvores de Natal e enfeites de ferro, serão armazenadas no Pavilhão 2 da Faismo. A partir do segundo semestre, o material passa por manutenção, solda, pintura e até remodelagem, garantindo que tudo esteja pronto novamente para a montagem de fim de ano.
"A gente trabalha 12 meses com o Natal. Assim que desmonta, começa a manutenção. Mesmo com outros eventos acontecendo ao longo do ano, o trabalho com a decoração natalina não para", detalhou Pellegrini.
Encerramento oficial do Natal acontece no dia 18
O encerramento da programação natalina será no dia 18 de janeiro, com uma apresentação no palco aberto na praça central, para reunir a comunidade e marcar o fim do ciclo.
Próximas datas no calendário cultural
Na sequência, a equipe da Cultura se dedica à organização do Carnaval e do aniversário de São Miguel do Oeste, comemorado nos dias 14 e 15 de fevereiro. “Vamos ter ações em parceria com entidades e o tradicional bolo de aniversário no dia 15”, adiantou o secretário.
Rede Peperi