Notícias

Quando o recomeço pesa: saúde mental no início do ano

Psicóloga explica o que fazer quando o cansaço persiste, mesmo após dias de descanso

Quando o recomeço pesa: saúde mental no início do ano
Foto: Pexel

O início do ano costuma ser atravessado por uma expectativa quase automática de renovação: novos planos, mais disposição, sensação de recomeço. No entanto, para muitas pessoas, o retorno da rotina após as férias ou mesmo após breves pausas como Natal e Ano Novo, vem acompanhado de ansiedade, desmotivação e um cansaço que não termina, mesmo com alguns dias de descanso.

Conforme a psicóloga e pós-graduanda em psicanálise clínica, Bruna Boneti, de Chapecó, é comum ouvir que “é normal estranhar a volta”.

“E de fato há um impacto emocional envolvido nesse período. Retomar horários, responsabilidades, demandas profissionais e expectativas externas exige uma reorganização psíquica. O corpo e a mente precisam se readaptar ao ritmo, ao excesso de estímulos e às cobranças que haviam sido temporariamente suspensas”, explica a profissional.

Sensações como dificuldade de concentração, irritabilidade, desânimo, sono desregulado e certa ansiedade costumam aparecer e, em muitos casos, tendem a diminuir com o passar das semanas.

No entanto, segundo Bruna, esse retorno não é vivido da mesma forma por todos, considerando que nem todos puderam, de fato, descansar.

“Há pessoas que não tiveram férias, que apenas interromperam o trabalho nos feriados, ou que passaram o fim de ano ainda mais sobrecarregadas. Para essas pessoas, a ideia de “voltar” pode nem fazer sentido, pois o cansaço já estava instalado antes mesmo do ano virar. Nesses casos, o que aparece no início do ano não é um efeito pontual da rotina, mas sinais de um desgaste mais prolongado e a sensação de que o desgaste irá se repetir, novamente, no ano que está iniciando”, detalha Bruna.

Sinais de alerta

Quando o desânimo persiste, quando o cansaço parece crônico, quando há sensação de vazio, falta de sentido ou sofrimento intenso diante da ideia de trabalhar, isso pode ser um sinal de alerta. As experiências não podem ser apenas em razão da dificuldade de adaptação.

“Muitas vezes, a desmotivação aponta para algo mais profundo: insatisfação com o trabalho atual, uma rotina que se tornou excessivamente repetitiva e cansativa, conflitos no ambiente profissional, ou até uma infelicidade mais ampla com o momento de vida em que se está”, expõe a psicóloga.

Para quem está enfrentando dificuldades nesse período, talvez a principal dica não seja no sentido de acelerar a adaptação, e sim de diminuir a exigência de funcionar como se nada estivesse acontecendo.

“Reconhecer o próprio limite, respeitar o ritmo possível e buscar espaços de fala, seja com pessoas de confiança ou em acompanhamento psicológico, pode ajudar a compreender o que está por trás do mal-estar, possibilitando transformá-lo em algo que faça sentido, em vez de apenas silenciá-lo”, finaliza a profissional.

Metas

Além disso, segundo a psicóloga, o início do ano costuma intensificar comparações. “Metas que não foram cumpridas, projetos que não saíram do papel, a sensação de que “os outros avançaram mais”, por vezes ilusória, ou de que o ano terminou com um gosto de fracasso”, detalha.

Bruna explica que as redes sociais amplificam esse efeito, exibindo conquistas, viagens e discursos de sucesso que pouco revelam sobre a realidade de fato e os bastidores de cada trajetória. “Essas comparações, muitas vezes silenciosas, podem aumentar sentimentos de inadequação, culpa e ansiedade”, diz.

Ajuda

Fazer uma volta gradual à rotina pode ajudar, na medida do possível, mas não como uma fórmula universal. O que realmente faz diferença é poder escutar o que esse mal estar está dizendo.

“Perguntar-se: “o que exatamente me cansa?, o que mudou, ou não, no meu trabalho e na minha vida? Esse desânimo é novo ou já me acompanha há mais tempo?” Essas perguntas não precisam ser respondidas rapidamente, mas podem abrir espaço para questionamentos importantes e possibilitar uma compreensão mais honesta da própria experiência”, explica Bruna.

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 31º - Mínima 17º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 31º - Mínima 19º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 31º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados com chuva fraca

Domingo
Máxima 29º - Mínima 19º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.