Notícias

Copom reduz taxa Selic pela primeira vez em quase 2 anos

Taxa básica de juros foi reduzida em 0,25 pp, de 15% para 14,75% ao ano, como esperado pelo mercado

Copom reduz taxa Selic pela primeira vez em quase 2 anos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A taxa básica de juros, que regula a economia brasileira, sofreu o primeiro corte em quase dois anos. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a redução nesta quarta-feira (18), cortando a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, de 15% para 14,75%, ao ano.

O corte da taxa Selic aconteceu como previam 25 de 33 de casas consultadas pelo Projeções Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A decisão do colegiado foi unânime.

Na reunião anterior, de janeiro, o Copom já havia indicado que começaria a diminuir os juros neste encontro. No mercado, havia dúvidas sobre a magnitude do primeiro corte, por causa da disparada dos preços do petróleo no mercado internacional, após os ataques dos Estados Unidos e Israel contra o Irã.

No fim da tarde desta quarta, a curva de juros indicava cerca de 90% de chance de um corte de 0,25 ponto porcentual na taxa Selic, contra 10% de probabilidade de manutenção.

A autoridade monetária cortou a Selic pela última vez em maio de 2024, quando diminuiu a taxa de 10,75% para 10,50% ao ano.

Antes do corte realizado nesta quarta, a Selic estava em 15% ao ano desde junho de 2025. O período de estabilidade ocorreu depois de o BC aumentar a taxa em 4,50 pontos a partir de setembro de 2024.

Esse foi o segundo maior ciclo de alta dos juros nos últimos 20 anos, perdendo apenas para a alta de 11,75 pontos entre março de 2021 e agosto de 2022, que ocorreu após o fim da pandemia.

SCC com SBTNews

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 28º - Mínima 18º
Céu nublado

Sexta
Máxima 30º - Mínima 17º
Céu limpo

Sábado
Máxima 30º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Domingo
Máxima 29º - Mínima 20º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 31º - Mínima 20º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.