Notícias

SC envia bombeiros e cães de busca para simulado interestadual no RS

Treinamento em Encantado reunirá forças de SC, RS e PR para atuação em grandes desastres climáticos

SC envia bombeiros e cães de busca para simulado interestadual no RS
Foto: Reprodução / Bombeiros

Santa Catarina enviará 20 bombeiros militares e dois cães de busca ao Rio Grande do Sul para participar do primeiro simulado interestadual de atendimento a desastres. A atividade ocorre entre os dias 10 e 11 de junho, no município de Encantado (RS), e reunirá equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A partida das equipes catarinenses está programada para esta terça-feira (9).

O exercício acontece em um contexto de reforço da preparação para eventos climáticos extremos, especialmente diante das previsões de forte influência do fenômeno El Niño no segundo semestre deste ano, além dos impactos já registrados no território gaúcho em anos anteriores.

Para a operação, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mobilizará 20 bombeiros militares, incluindo dois binômios — formados por bombeiro e cão de busca — e quatro equipes do Grupo de Resposta a Desastres (GRD).

Os profissionais serão deslocados de diferentes regiões do estado.

Durante o simulado, as equipes atuarão em cenários de intervenção em áreas deslizadas (IAD) e em operações de busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC), utilizando equipamentos especializados e maquinário pesado. Conforme as diretrizes do CBMSC, toda a estrutura necessária para a operação, incluindo equipamentos e alimentação, será levada pelas próprias equipes, sem gerar custos ao estado anfitrião.

O treinamento tem como objetivo fortalecer a integração entre os estados do Sul, aprimorar protocolos de resposta e ampliar a capacidade operacional das corporações para atuação conjunta em desastres de grande complexidade.

As equipes catarinenses partem dos seguintes Batalhões de Bombeiros Militar:

- 6º BBM – Chapecó

- 4º BBM – Criciúma

- 11º BBM – Joaçaba

- 13º BBM – Balneário Camboriú

 CLICRDC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Terça
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Quarta
Máxima 19º - Mínima 9º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Sexta
Máxima 17º - Mínima 10º
Céu nublado com chuva fraca

Sábado
Máxima 20º - Mínima 8º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.