A Polícia Federal apreendeu R$ 500 mil em dinheiro que estavam em poder de um candidato às Eleições 2026, nesta terça-feira (22), em Florianópolis. A informação foi divulgada oficialmente pela PF na manhã desta quarta-feira (23).
Segundo a Polícia Federal, a apreensão ocorreu durante uma diligência realizada nas proximidades de uma agência bancária na capital catarinense. O dinheiro havia sido previamente provisionado para saque e foi localizado com o candidato. A nota oficial não informa a identidade nem o cargo disputado pela pessoa envolvida.
As circunstâncias relacionadas à origem e à destinação dos R$ 500 mil serão apuradas. A investigação também deverá verificar se houve eventual ocorrência de algum ilícito eleitoral.
O dinheiro foi apreendido e preservado. Conforme a PF, o procedimento será submetido à Justiça Eleitoral, com pedido de autorização para instauração de inquérito policial e adoção de outras medidas consideradas necessárias para esclarecer os fatos.
A Polícia Federal ressalta que, até o momento, não há conclusão sobre a prática de crime nem sobre eventual responsabilidade das pessoas envolvidas. Portanto, a apreensão do dinheiro, por si só, não significa que tenha ocorrido irregularidade eleitoral.
PF