No último final de semana, cerca de 50 cavalarianos participaram de mais uma edição da Cavalgada da Chama Crioula, tradicionalmente realizada na Semana Farroupilha.
O trajeto iniciou na sexta-feira, dia 13, com o acendimento da Chama Crioula no jazigo do Tenente Portela, as margens Rio Pardo, no município de Pinheirinho do Vale, Rio Grande do Sul. O local é referência sobre a história da Coluna Prestes no Rio Grande do Sul que teve início em Santo Ângelo, seguindo por outros municípios, passando por Pinheirinho do Vale, onde ocorreu o massacre em 24 de janeiro de 1925.
Na sequência, o grupo seguiu com chama até a Estância Seu Chico, em linha Laranjeira, interior de Itapiranga, com pernoite do grupo de cavalarianos.
No sábado, dia 14, a cavalgada prosseguiu até a comunidade de Sete Tombos, interior de Tunápolis. No domingo, dia 15, o trajeto foi concluído com almoço e festa campeira, na Estância Manuela, também em Tunápolis.
De acordo com coordenadores, a cavalgada ressalta a valorização da tradição gaúcha, destacando o verdadeiro espírito da chama crioula, além de fortalecer amizades e parcerias nos valores dos bons costumes.