Durante a realização da Assembleia Geral Ordinária, no fim da tarde da quarta-feira (10), a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc) elegeu a diretoria para a gestão de 2026. Em 31 de dezembro de 2025, o prefeito de Itapiranga Alexandre Gomes Ribas vai entregar o cargo de presidente da Associação para o prefeito de Iporã do Oeste, Michel Nedel Barth, que assume oficialmente em 1º de janeiro de 2026.
A Assembleia Geral Ordinária dos prefeitos e prefeitas foi realizada o auditório da Ameosc, em São Miguel do Oeste. A abertura da ordem do dia ocorreu às 17h, com a prestação de contas do exercício 2025 dos trabalhos realizados e a parte financeira/contábil da Ameosc; Às17h45, apresentação da resolução que estima receita e fixa despesas da Associação para o exercício de 2026; Às 18h, iniciou a eleição da Nova Diretoria da Ameosc para o exercício 2026; Às 18h30 foram tratados os Assuntos Gerais; e encerramento com as considerações do presidente que deixa o cargo e do presidente que vai assumir.
Em entrevista, o presidente que deixa o cargo no fim de 2025, prefeito de Itapiranga Alexandre Gomes Ribas, ao fazer uma avaliação dos trabalhos efetuados destacou a questão do turismo, cuja marca, identidade oficial, foi lançada em 25 de novembro com o nome de ‘Caminhos da Fronteira’. Outras pautas concretizadas e apontadas foram as recuperações das rodovias na região e vários outros investimentos. “Conseguimos grandes investimentos e reivindicamos a favor da região em níveis estaduais e federais, por exemplos melhorias nas SCs e BRs. Termino o mandato com uma satisfação enorme e com o sentimento que realmente consegui os objetivos que me identifiquei e coloquei à disposição”, avaliou.
Além de dar prosseguimento aos trabalhos em andamento, o novo presidente da Ameosc, prefeito de Iporã do Oeste Michel Barth, tem alguns desafios e projetos específicos, que foram revelados à reportagem. “Vou fazer visitas para outras associações, porque uma das demandas é a questão das engenharias, vamos buscar informações em outras regiões como funciona esta questão. Este será um trabalho que irá desenvolver novos projetos para cada município integrante da entidade. A demanda é muito grande e muitas vezes temos os recursos e acabamos não tendo os projetos em mãos para a execução das obras”. Junto ao governo estadual, Michel pretende reivindicar as melhorias e ampliação do Hospital Regional do Extremo Oeste.
WH3