Notícias

Chuva de meteoros mais intensa do ano segue até a próxima terça-feira; saiba como observar

Fenômeno das Geminidas é parcialmente visível em todo o país.

Chuva de meteoros mais intensa do ano segue até a próxima terça-feira; saiba como observar
Foto: Eduardo Santiago/Projeto Exoss

A chuva de meteoros considerada a mais intensa do ano, chamada de Geminidas, começou nesta quinta-feira, dia 11, e segue nos céus do Brasil até a próxima terça-feira, dia 16.

Conforme o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o nome do fenômeno faz referência à constelação de Gêmeos e é parcialmente visível em todo o país, com auge na noite de sábado, dia 13, para domingo, dia 14. Doutor Gabriel Hickel, professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) elaborou um guia de observação para a Geminidas.

Segundo o professor, a Lua passará de minguante para nova, o que atrapalhará a observação dos meteoros mais fracos, por isso, é recomendado observar o fenômeno entre 22 horas e 2 da manhã. 

O pico da chuva de meteoros está previsto para ocorrer na noite de 13 para 14 de dezembro, com maior intensidade às 5 horas do dia 14. Neste ano, quem terá a melhor visão no mundo será a parte leste da América do Norte e Caribe. Entretanto, o pico máximo da chuva é bastante largo, com quase 12 horas de duração.

A tabela abaixo mostra a previsão do número de meteoros visíveis, por hora, na noite do máximo das Geminidas, em condições ideais (sem nuvem, longe de cidades e sem Lua no céu), para os estados brasileiros e Distrito Federal. A margem de erro é de 15% para mais ou para menos. 

Para ver a “chuva” de meteoros, não é preciso ter equipamentos. “No entanto, o céu deve estar sem nuvens, o que não é muito fácil nesta época do ano, no Brasil”, alerta o professor Gabriel.

Não há região específica do céu a olhar, mas é necessário estar em um lugar escuro e olhar na direção das Três Marias. É preciso evitar a incidência direta da luz da Lua nos olhos, pois ela ofusca a visão. Por fim, o Gabriel sugere ter paciência e observar por pelo menos uma hora para ver um número razoável de meteoros. “Não espere um show pirotécnico”, diz o professor.

Como se forma a chuva das Geminidas 

De modo geral, as “chuvas” de meteoros são provocadas por fragmentos de cometas que ficam ao longo de suas órbitas, quando estes são aquecidos ao passarem próximos do Sol, volatizando e perdendo material.

Assim, quando a Terra cruza essa esteira de fragmentos, um grande número deles entra ao mesmo tempo em nossa atmosfera, parecendo vir de um mesmo ponto do céu, o chamado “radiante”. No entanto, este não é exatamente o caso dos meteoros Geminidas. Eles são grãos de poeira e pequenas pedrinhas que advém de um “asteroide”, o chamado 3200 Faetonte, que deixa uma esteira de material ao longo de sua órbita. 

Asteroides não costumam perder material ou provocar esteiras de fragmentos. Contudo, estudos da última década indicam que o asteroide 3200 Faetonte é provavelmente um núcleo rochoso de um antigo cometa que já perdeu quase todo o conteúdo de gelos. Ejeções de matéria e caudas de poeira emergindo dele foram flagradas pelas sondas Stereo, quando o asteroide estava em seu periélio. 

Em meados de dezembro, a Terra sempre cruza a esteira de fragmentos de 3200 Faetonte, provocando de 100 a 1000 meteoros por hora para quem está na latitude +33 graus e voltado para o radiante (ponto do céu de onde os meteoros parecem vir). As partículas da “chuva” das Geminidas entram na atmosfera com velocidades da ordem de 35 km/s, consideradas medianas, se comparadas com outras “chuvas” de meteoros; mas grandes o suficiente para provocar uma esteira de ionização (o que de fato vemos no céu), com desintegração. 

Os meteoros Geminidas são relativamente lentos e de duração considerada “longa” (pouco maior que 1 segundo), com a maioria de brilho fraco. Alguns mais brilhantes e raros podem literalmente dividir-se em partes menores, produzindo lindos espetáculos. Em termos de coloração, predomina um amarelo intenso, mas colorações verde e laranja também são relatadas.

Oeste Mais 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 23º - Mínima 16º
Céu nublado com chuva moderada

Sábado
Máxima 28º - Mínima 15º
Céu nublado

Domingo
Máxima 28º - Mínima 19º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 28º - Mínima 18º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 25º - Mínima 16º
Períodos nublados com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.