O Grupo de Danças Ítalo-Germânico é de grande importância cultural para o município, de São Miguel do Oeste, pois tem por objetivos preservar, cultivar e expandir os valores das culturas italiana e germânica, que compõem a maioria da população Migueloestina, através da dança, além de proporcionar uma atividade saudável aos jovens, crianças e adultos que gostam de praticar a dança.
Fundado em 04 de junho de 1991, o Ítalo-Germânico iniciou seus ensaios no CTG Porteira Aberta, passando pelo Salão Paroquial da Igreja Matriz, Clube Comercial, andar superior da Caixa Econômica Federal, Feira Livre Municipal, ginásio da Escola Estadual São João Batista e ginásio da Escola Básica São Miguel. O grupo já realizou apresentações pelo estado de SC, RS e, também, em San Pedro, na Argentina.
O grupo que completa três décadas de atividades, conta hoje com um corpo de 60 dançarinos, com idade a partir de 6 anos, nas categorias infanto-juvenil e adultos. Nas apresentações, são utilizados trajes típicos alemão e italiano.
Atualmente o grupo de danças Ítalo germânico apresentado danças folclóricas germânicas italianas subdividindo-se nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulta totalizando 60 dançarinos.
De acordo com a coordenadora, Cleci da Silva, o Grupo de Danças Ítalo-Germânico é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objetivos expandir, cultivar e preservar os valores das culturas italiana e alemã (germânica), além de proporcionar uma atividade saudável aos jovens, crianças e adultos que gostam de dançar.
Cleci ressalta que atualmente o grupo realiza os ensaios no Centro de Convivência de Idosos, nas sextas-feiras, às 19h, com as categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil; e nos domingos, às 18h, com a categoria adulta (danças alemãs e italianas).
A coordenadora do grupo, Cleci, agradece a todos que já fizeram parte ou fazem parte dessa história de 3º anos da entidade.
Fonte: Redação