A 11ª edição do evento “Profissional Destaque”, promovido pelo Rotary Club de Maravilha Centro, realizou uma homenagem especial para a educação: resgatou a trajetória da primeira professora de Maravilha, Amélia da Silva Oliveira (em memória), e da professora que está há mais tempo lecionando, e que segue dando aula em Maravilha, Lucena Roloff Engler. A cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira (16), no Lar de Convivência, reunindo familiares e amigos das homenageadas, autoridades e representantes de clubes coirmãos.
Diversas gerações de familiares de Amélia se fizeram presentes na solenidade, vindos de municípios da região e de outros estados. No palco, acompanharam com emoção e orgulho a apresentação da história de Amélia, preparada pelos companheiros do Rotary Club de Maravilha Centro. Em 1951, Amélia foi convidada para dar aula às crianças em idade escolar de Maravilha, de acordo com informações do livro “Maravilha: Sua Terra, Sua Gente”, do professor e historiador Francisco Gialdi. Sua trajetória conta com aproximadamente 25 anos dedicados à missão da educação. Faleceu aos 81 anos, deixando um legado marcante para a família e para Maravilha. “Minha mãe ia dar aula e ainda levava meus dois irmãos no carrinho de mão”, recorda uma de suas filhas, Geni Teresinha da Silva Oliveira Muller. Ela ainda comenta a emoção da família ao receber o convite para a homenagem. Este momento de reconhecimento e valorização da história da mãe, e primeira professora de Maravilha, foi de uma emoção sem fim, destaca.
Como parte do reconhecimento, Lucena e os familiares de Amélia receberam um quadro e uma placa do Rotary Club Centro. A lembrança foi entregue pela presidente da entidade, Sildeni Prass Augustin, que em seu discurso abordou a missão do evento, que a cada edição reconhece e visibiliza histórias de pessoas que contribuíram e contribuem com a comunidade maravilhense.
A cerimônia também contou com uma apresentação de crianças, que interpretaram a música Aquarela através de desenhos.