As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro realizam mais uma fase da Operação Contenção, na manhã desta quarta-feira (19), contra a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) na zona Oeste da capital fluminense. Até o momento, duas pessoas morreram, duas foram baleadas e oito suspeitos foram presos.
Os agentes cumprem mandados na região da Vila Kennedy. Segundo a polícia, as equipes foram recebidas a tiros por criminosos na chegada à comunidade e revidaram.
Neste momento, um grupo teria tentado fugir e quatro suspeitos acabaram baleados. Segundo a PM, eles foram detidos em flagrante durante a tentativa de fuga. Dois não resistiram aos ferimentos e morreram; os outros dois foram socorridos. Com o grupo, os agentes apreenderam dois fuzis e uma pistola.
As investigações revelaram a existência de um sistema estruturado de domínio territorial, econômico e bélico, instalado na comunidade da Vila Kennedy, que funcionava como base estratégica para ações ofensivas direcionadas aos bairros do Catiri (Bangu), Carobinha (Campo Grande) e Largo do Corrêa. A facção buscava expandir e consolidar seu domínio armado, impondo rotinas de violência, intimidação e controle social.
Segundo a polícia, integrantes do CV são alvos de mandados de prisão e busca e apreensão nesta quarta.
Participam da operação agentes da 34ª DP (Bangu), da DRE-CAP (Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital), da DRFA-CAP (Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital), da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e do COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar.
CNN