O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (COMDES) aprovou, em reunião realizada no dia 23 de janeiro, a concessão de aproximadamente 980 horas de serviços com máquinas para apoiar o setor rural e empresas de São Miguel do Oeste, no Oeste de Santa Catarina.
A medida, segundo a Prefeitura, tem como objetivo incentivar inovações no setor produtivo, ampliar atividades no campo e fortalecer os serviços locais. Os trabalhos serão executados ao longo do primeiro semestre de 2026.
A iniciativa está alinhada ao plano de governo da atual gestão municipal, liderada pelo prefeito Edenilson Zanardi e o vice Carlos Agostini, que participou da reunião do conselho. “Confiamos nas decisões do COMDES, que têm contribuído diretamente para o desenvolvimento de todos os segmentos da cidade”, afirmou Agostini.
Para o secretário de Agricultura, André Zapani, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Irton Lamb, as ações mostram o comprometimento da administração com o crescimento sustentável do município.
Já o diretor de Investimentos Rurais, Alfredo Spier, destacou que os incentivos devem gerar resultados rápidos: “Vamos ter aumento na produção, mais renda e novas oportunidades de emprego”.
Além disso, o presidente do COMDES, Dyan Pablo de Campos, ressaltou o papel estratégico do conselho no fomento a políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento. Segundo estimativas, os investimentos também devem elevar o retorno em impostos nos próximos anos.