Notícias

São Miguel do Oeste inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes

Imunização será destinada ao público de 10 a 14 anos e ocorrerá no posto de saúde central

São Miguel do Oeste inicia vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes
Foto: Reprodução

O município de São Miguel do Oeste inicia, a partir de segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue a estratégia do Ministério da Saúde, que incorporou a vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, neste momento, a vacinação é exclusiva para essa faixa etária, considerada prioritária pelo Ministério da Saúde. A imunização será realizada na sala de vacinas do posto de saúde central, com a aplicação da vacina Qdenga, do laboratório Takeda.

A vacina é tetravalente, oferecendo proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas, e tem como principal objetivo reduzir casos graves, internações e óbitos, especialmente entre crianças e adolescentes.

O início da vacinação ocorre em um cenário de alerta epidemiológico. Conforme o Relatório de Vigilância Epidemiológica 2025, da Secretaria Municipal de Saúde, São Miguel do Oeste registrou 618 casos de dengue ao longo do ano, segundo dados do sistema Sinan Online.

A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação é uma ferramenta fundamental no enfrentamento da doença, mas não substitui as medidas de prevenção. A população deve continuar adotando cuidados como a eliminação de focos de água parada, limpeza de calhas e descarte correto de recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.

Além da vacinação, o município segue com ações de identificação precoce de casos, atenção integral aos pacientes com quadros graves, uso de tecnologias e atuação multissetorial, conforme o plano local de Vigilância Epidemiológica.

Horário da vacinação

- As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

- Para receber a dose, é necessário apresentar documento da criança ou adolescente e a carteira de vacinação.

Prefeitura de SMOeste

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 29º - Mínima 18º
Períodos nublados com chuva fraca

Sábado
Máxima 30º - Mínima 18º
Céu nublado

Domingo
Máxima 31º - Mínima 17º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 29º - Mínima 18º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Terça
Máxima 30º - Mínima 18º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.