Notícias

Princesa entra no setor da ranicultura com empreendimento inédito no Extremo Oeste

Ranário AquaRã inicia produção com 100 mil rãs e projeta expansão da atividade

Princesa entra no setor da ranicultura com empreendimento inédito no Extremo Oeste
Foto: Imagem / Divulgação

O município de Princesa passa a integrar o setor da ranicultura em Santa Catarina com a implantação do ranário AquaRã, considerado um empreendimento inédito no Extremo Oeste catarinense.

Localizado na Linha Marmeleiro, o projeto pertence aos produtores Mauro Lunkes e Angélica Knob, e trabalha com a criação da rã-touro gigante, espécie originária dos Estados Unidos adaptada ao sistema de cativeiro.

Estrutura moderna e produção em ciclo completo

Atualmente, o ranário conta com cerca de 100 mil rãs, distribuídas em 108 baias, com média de 800 animais por unidade no primeiro lote de produção.

A estrutura opera em sistema de ciclo completo, incluindo:

- Matrizário

- Girinário

- Fase de engorda

O ciclo produtivo tem duração média de um ano até o abate. A fase de engorda ocorre em ambiente fechado e controlado, garantindo sanidade e proteção contra predadores.

Apoio do município e investimento próprio

Na última semana, a prefeita Diangele Fabiele Klein Marmitt visitou o local e acompanhou o desenvolvimento da atividade.

Segundo Mauro Lunkes, o projeto exigiu planejamento e investimento próprio, além de apoio do poder público.

“Recebemos cerca de 30 horas de máquinas para abertura dos açudes e subsídio de 50% nos serviços excedentes, o que foi fundamental para a implantação”, destacou.

Expansão e potencial econômico

O empreendimento já prevê ampliação com a construção de novos galpões e implantação de sistema de aquecimento, permitindo a continuidade da produção mesmo durante o inverno.

A produção inicial será destinada a um frigorífico especializado em Chapecó, voltado à exportação. No futuro, os proprietários estudam a instalação de um abatedouro próprio.

Além disso, há planos para criar um sistema de parceria com pequenos produtores da região, oferecendo suporte técnico, fornecimento de animais e garantia de compra da produção.

Produto de alto valor agregado

A carne de rã é considerada um alimento nobre, com características semelhantes à carne de frango, além de apresentar:

- Alto teor de proteína

- Baixo índice de gordura

- Baixo colesterol
 
A iniciativa coloca Princesa em destaque no agronegócio regional, diversificando a produção e abrindo novas oportunidades econômicas.
 
Prefeitura de Princesa
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 27º - Mínima 20º
Períodos nublados com chuva fraca

Sexta
Máxima 22º - Mínima 12º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 15º - Mínima 7º
Céu nublado com chuva fraca

Domingo
Máxima 13º - Mínima 5º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 14º - Mínima 2º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.