Notícias

Exército de São Miguel do Oeste envia 40 militares para auxiliar vítimas do tornado em Chapecó

Efetivo do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado chegou ao município com cinco caminhões para reforçar a distribuição de materiais e a recuperação das áreas atingidas

Exército de São Miguel do Oeste envia 40 militares para auxiliar vítimas do tornado em Chapecó
Foto: Prefeitura de Chepecó

Cerca de 40 militares do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RCMec), sediado em São Miguel do Oeste, chegaram a Chapecó no sábado (7) para reforçar os trabalhos de recuperação após o tornado que atingiu o município na última quarta-feira (4).

Comboio do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado chegou ao município no final da manhã deste sábado (7). Foto: Prefeitura de Chapecó

A mobilização conta com cinco caminhões do Exército Brasileiro e atende a uma solicitação da Prefeitura de Chapecó, que busca ampliar a capacidade de atendimento às famílias afetadas pelo fenômeno climático.

Os militares atuarão principalmente nas proximidades do Aeroporto de Chapecó, em comunidades do interior e nas terras indígenas Kondá e Toldo Chimbangue.

Operação começou com reconhecimento das áreas atingidas

Segundo o Exército, as primeiras ações tiveram início ainda na tarde de sexta-feira (6), quando uma equipe técnica foi deslocada ao município para avaliar os danos e identificar as principais necessidades de apoio.

O comandante do 14º RCMec, coronel Luiz Fernando Coradini, e o subcomandante, tenente-coronel Ilson de Freitas Júnior, estiveram na sala de crise da Defesa Civil Municipal e no Centro de Distribuição de Telhas, instalado ao lado da Get Church.

No sábado, o efetivo e os caminhões passaram a atuar diretamente nas regiões atingidas.

Entre as principais atividades estão o transporte e a distribuição de materiais destinados à recuperação das residências, além do apoio logístico às equipes municipais.

Conforme o coronel Coradini, os militares percorrerão as localidades de acordo com as demandas identificadas pela Prefeitura e pela Defesa Civil.

Mais de 1,6 mil famílias solicitaram telhas

A mobilização ocorre em meio aos trabalhos de assistência aos moradores que tiveram suas casas danificadas pelo tornado.

Segundo a Prefeitura de Chapecó, mais de 1,6 mil famílias já realizaram cadastro para solicitar telhas.

O levantamento técnico mais recente divulgado pela Defesa Civil Municipal aponta:

- 1.557 residências danificadas;

- 5.755 pessoas atingidas;

- 2.478 ocorrências relacionadas ao desastre.

Entre os principais danos estão destelhamentos, destruição de estruturas, quedas de árvores e postes, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Tornado percorreu aproximadamente 16 quilômetros

O tornado atingiu Chapecó na manhã de quarta-feira (4), durante a passagem de um sistema de tempestades severas pelo Oeste catarinense.

De acordo com a Defesa Civil, foram registrados ventos de até 126,4 km/h, com danos característicos de ventos rotacionais, incluindo coberturas metálicas arrancadas e estruturas retorcidas.

O mapeamento realizado pelas equipes técnicas indica que o fenômeno teve início na porção nordeste do município, avançou pela região sul da área urbana, cruzou a BR-480 e perdeu intensidade na área rural, a sudoeste.

A trajetória estimada foi de aproximadamente 16 quilômetros.

Comboio do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado chegou ao município no final da manhã deste sábado (7). Foto: Prefeitura de Chapecó

Apoio foi solicitado pela Prefeitura de Chapecó

O reforço militar foi solicitado pelo prefeito Valmor Scolari ao 14º RCMec, em São Miguel do Oeste.

Inicialmente, o pedido previa o envio de 30 militares e sete caminhões com capacidade para cinco toneladas cada. A mobilização efetivada neste sábado contou com aproximadamente 40 militares e cinco veículos.

Em manifestação oficial, o Exército Brasileiro destacou que a atuação integra as ações de apoio à Defesa Civil e de assistência às comunidades atingidas por desastres naturais.

O trabalho envolve estruturas da 5ª Divisão de Exército, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

 
 
 
Fonte: WH3 com ND+
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL SMO NOTÍCIAS (49) 9.9979-0446 / (49) 3621-4806

Cotações

Clima

Hoje
Máxima 21º - Mínima 13º
Garoa fraca

Segunda-feira
Máxima 24º - Mínima 12º
Nublado

Terça-feira
Máxima 25º - Mínima 14º
Nublado

Quarta-feira
Máxima 26º - Mínima 14º
Pancadas de chuva

Quinta-feira
Máxima 29º - Mínima 18º
Trovoadas

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.